Porto Velho/RO, 19 Março 2024 04:51:58

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 03/06/2020 às 06h00min

A- A+

Em Porto Velho temos uma verdadeira pandemia de golpes pela internet

Ideologia da pandemia À primeira vista, descontadas negações malucas, as grandes crises atuais não são ideológicas. A pandemia não..

Ideologia da pandemia

À primeira vista, descontadas negações malucas, as grandes crises atuais não são ideológicas. A pandemia não adoece checando ficha partidária nem mata só os inimigos do rei. Mas há um caráter profundamente ideológico na pandemia: ela pôs em xeque a ideologia do Estado mínimo e exigiu dos estados nacionais o máximo de capacidade para proteger as massas de um inimigo desconhecido e altamente letal.

Entretanto, o Estado máximo espiona os cidadãos e faz a privacidade virar pó. Nações com ditadores os veem mais atrevidos. A defesa de direitos duramente conquistados requer um Congresso forte, uma Justiça rigorosa e imprensa livre.

A necessidade de um Estado máximo expõe também o desastre dos organismos estatais mal dirigidos, com desvio de finalidades ou agentes prevaricadores. É uma necessidade do Estado cumprir rigorosamente a Constituição e da sociedade civil que suas entidades participem ativamente das ações.

Uma ação exemplar nesse sentido é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável de Igarapé-Açu (PA), que sob a coordenação da Emater reúne esforços de diversas instituições dos três níveis de governo e da sociedade. As parcerias público-privadas, por outro lado, também podem sepultar os melindres “ideológicos” e unir mais e mais esforços para resolver os problemas que afetam a todos. 

…………………………………………………………….

Linha de Frente

O PP, PL e os Republicanos,  que são as novas agremiações de sustentação do governo Bolsonaro no Congresso Nacional, expoentes do “Centrão”, já tratam da distribuição dos cargos regionais em Rondônia depois de receberem os primeiros regalos em Brasília. Os puxadinhos do “Centrão”, entre eles o PTB de Capixaba e o PSD dos Expeditos também serão aquinhoados, além do MDB que já conta com indicações importantes no governo federal.

Só golpes

A solidariedade às avessas dos seres humanos é impressionante. Os supermercados reajustaram para cima seus preços – até o talo – os políticos se esmeram em superfaturar com equipamentos e remédios na área da saúde, os golpistas se aperfeiçoaram em roubar os consumidores pela internet. Neste mundo moderno rouba-se menos nos arrombamentos nas casas, mas com  muito tempo disponível, os malandros clonam cartões e gastam a vontade o pobre dinheirinho das vítimas.

É coisa de louco!

Em Porto Velho temos uma verdadeira pandemia de golpes pela internet. Gerentes de bancos estão atendendo uma média de cinco ocorrências diariamente de clonagem de cartões. As delegacias de policias estão repletas de boletins de ocorrências das pessoas atingidas. Os marginais não perdoam nem as pessoas mais vulneráveis como as que estão recebendo o auxílio social de R$ 600,00. Aonde vamos parar com tudo isto?

Eles acostumaram

Desde os governos petistas, que nossos vizinhos choram as mágoas, se sentem explorados (energia pelos paraguaios e gás pelos bolivianos) e chantageiam a nação verde e amarela. Agora o Paraguai quer emprestar 20 bilhões  de dólares do consórcio binacional Itaipu para sua recuperação econômica pós pandemia. Daqui a pouco será a vez dos bolivianos fazer sua pedida. O Brasil afundou com o coronavirus e já não conta com recursos nem para suas demandas sociais  já tão debilitadas.

 Inglês ver

Era para inglês ver. Falo  das leis aprovadas nas esferas governamentais estabelecendo a facilidade de 90 dias para os servidores  públicos pagarem as prestações do empréstimos consignados. Também foram divulgadas as interrupções do pagamento das prestações da casa própria, mas o mutuário fez as contas e constatou bondade as avessas com os refinanciamentos, juros etc. Até no pagamento de energia e telefone, que foi permitido atrasar até três vezes as companhias  largam ferro embutido com juros!

Via Direta

*** Com o verão amazônico, sol, poeira e fumaceira no lombo nos rondonienses, na capital também se verifica o problema de abastecimento de água *** O lençol freático já está recuando em algumas regiões de Porto Velho obrigando os proprietários a aprofundar os chamados poços amazônicos *** Lembrando que em tempos de pandemia a cidade não conta com a distribuição de água encanada para quase a metade da população depois de tantas promessas de nossos governantes nos últimos anos *** Trocando de saco para mala: já assumindo alguns  equívocos o governo Bolsonaro voltará a receber doações de recursos para o Fundo da Amazônia *** Assim como a ministra Maria Tereza fez o meio de campo com os chineses  para retomar as exportações da soja,  o gen. Mourão está fazendo a mesma coisa com a Noruega e nos países nórdicos para retomar as doações para o Fundo da Amazônia. 

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas