Porto Velho/RO, 22 Março 2024 23:25:50
Diário da Amazônia

Em respeito a Semana Santa

Puxa a cadeira e senta conversa com um velho amigo. Há muito tempo preciso contar todo o meu castigo. Mas veja que graça a dor estampada..

A- A+

Publicado: 16/04/2019 às 20h00min

Puxa a cadeira e senta conversa com um velho amigo. Há muito tempo preciso contar todo o meu castigo. Mas veja que graça a dor estampada em meu rosto. E as sombras da noite que hoje me servem de encosto…

***********
Pois é, essa é a primeira estrofe da obra-prima do compositor e cantor acriano Sérgio Souto, que estará se apesentando em Porto Velho, no próximo sábado dia 20.

*********
Sérgio não é apenas o autor de Falsa Alegria, em seu currículo encontramos canções como Minha Aldeia e Albatroz ambas, tema de novelas da Globo. O cara é fera compondo e cantando. Sérgio Souto vai cantar na casa de show Querubim ali na rua Duque de Caxias com a Rogério Weber no bairro Caiari. Tô dentro!

**********

Sábado também o Grupo Folclórico Caipiras da Diversidade Rondoniense – JUCADIRO vai realizar a “2ª Noite das Alianças’ com curso de 1º Casal de Cavalheiros e Damas de Honra me a escolha da Cunhã Poranga Gay.

************
Convidada Vip da Noite das Alianças, é a Cleise Simas Rainha do Folclore do Boi Caprichoso de Parintins. Tem mais, a animação será do DJ Evaldo Gonçalves.

*********
A festa está marcada para começar as 20 horas no Club SINDFISC a avenida Amazonas, 7118 no bairro Tiradentes. Melhores informações 99235-6460 ou 99201-6219.

**********
Em respeito à Semana Santa, vamos dar uma trégua no assunto Arraial Flor do Maracujá. Acontece que a discussão tomou rumos que não dizem respeito ao propósito do assunto.

*********
Então é melhor deixar que os envolvidos fiquem com suas discussões mesquinhas pra lá. É como diz o ditado “Cada Macaco no seu Galho”.

***********
Por falar em Semana Santa, em outros tempo , a igreja católica promovia no dia de hoje a Procissão do Encontro. Na realidade eram duas procissões. Uma sai da Capela do Colégio Maria Auxiliadora e a outra da Catedral Metropolitana.

**********
Na da Maria auxiliadora quem comandava eram as Filhas de Maria irmandade que usava uma Fita azul com a imagem de Nossa Senhora. Era a procissão de Nossa Senhora das Dores.

**********
A outra procissão que saia da Catedral era comanda pelos Marianos e a irmandade do Sagrado Coração de Jesus cuja fita era na cor vermelha.

**********
Os dois andores o com a Nossa Senhora das Dores e o outro com a imagem de Jesus dos Passos se encontravam em frente a Catedral. Era muito emocionando a Procissão que ficou conhecida como “Procissão do encontro”. Hoje só existe a Procissão do Senhor Morto que acontece Sexta Feira Santa.

**********

Outra práticas que era comum durante a Quaresma: Às quartas e sextas-feiras a igreja católica recomendava que os fiéis fizessem abstinência de carne, desse preferência a carne de peixe. Tinha que fazer jejum nesses dias.

**********
Hoje a turma aproveita para promover churrascada, regada a muita bebida alcoólica. A prática de comer peixe ficou apenas para a Sexta feira Santa.

**********
Tem um detalhe, hoje é muito m ais fácil se encontrar peixe nos mercados. Naquele tempo era uma verdadeira maratona se conseguir um quilo de pescado. Os peixeiros aumentavam o preço quando chegava a Semana Santa.

**********
Houve um tempo que D. João Batista Costa em virtude da falta de pescado suficiente nos mercados, liberou que os fi és comecem carne de frango na sexta Feira da Paixão. Só não podia consumir Carne Vermelha.

**********
Uma das práticas mais concorrida era a Adoração do Santíssimo, a Catedral ficava lotada de fiéis durante a noite toda. A gurizada gostava porque enquanto suas mães fazia a Adoração ficava brincando com os colegas ao redor da Igreja Matriz.

*********
Era assim, o povo respeitava mais a Semana Santa no tempo que o bispo era Dom João Batista Costa o vigário Pe., Humberto, João Seu e Pe. Chiquinho. Hoje a missa é na igreja de São Francisco!



Deixe o seu comentário