Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:31:11

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/10/2018 às 06h17min | Atualizado 28/10/2018 às 19h05min

A- A+

Em Rondônia, o efeito Bolsonaro provocou uma grande onda

Renovação histórica O Congresso Nacional vem da eleição de 7 de outubro, com uma renovação histórica de lideranças, beirando 85..

Renovação histórica

O Congresso Nacional vem da eleição de 7 de outubro, com uma renovação histórica de lideranças, beirando 85 por cento dos seus parlamentares. Este tsunami de votos, buscando novos caminhos para o País, deverá ter sequência no pleito em segundo turno de hoje, com o eleitorado despachando a maioria dos políticos profissionais que disputam os governos estaduais, como deve acontecer nos casos de Rondônia e Amazonas na Região Norte.

Em Rondônia, o efeito Bolsonaro provocou uma grande onda, na qual o coronel Marcos Rocha é beneficiário no pleito deste domingo. Em nosso estado, independentemente da renovação de lideranças que ocorre em todo País, existe uma verdadeira maldição contra os favoritos que vem desde a década de 90. Foram sucessivas zebras, como Piana  em 90, Raupp em 94, Bianco em 98, mais recentemente Confúcio Moura em dois pleitos, que largou atrás do concorrente. Também têm sido registradas grandes reviravoltas na disputa ao Senado ao longo dos anos que levaram nomes como Ernandes Amorim, Fátima Cleide e mais recentemente Marcos Rogério ao topo.

……………………………….

Nosso eleitorado

Em busca de mudanças no cenário estadual e nacional, os quase 1.200.000 eleitores de Rondônia vão hoje as urnas, acompanhando este sentimento que une os brasileiros contra os maus políticos que mamam nas tetas governamentais através de cargos e de negócios, através dos tempos como é o caso do tucano Expedito Junior.  A capital lidera o movimento de expurgo, de saneamento básico.

A bala de prata

Apesar de toda sorte de apelações, os tucanos não conseguiram uma bala de prata, leia-se aquele mote decisivo para desbancar o adversário Marcos Rocha e o resultado deste insucesso será uma peia sem precedentes ao longo do dia de hoje. As urnas vão se pronunciar, com o escrutínio ao final da tarde, mas as pesquisas já indicam uma vitória consagradora do candidato liberal sobre o candidato conhecido como “cavalo paraguaio”.

O canto do cisne

Quando os cisnes se despedem deste mundo de Deus, entoam seu último canto. As agressões do tucano Expedito Junior  ao candidato Marcos Rocha e seus aliados, foi um verdadeiro canto de despedida desta campanha eleitoral. Mesmo porque não existem termos de comparações de honestidade e honradez entre eles. Rocha não tem esquemas de vigilância, do caso Beron, etc. As urnas farão a justiça. Aqui se faz, aqui se paga!

PEC da redução

Já em tramitação, a PEC que reduz o numero de deputados federais e senadores no Congresso Nacional, talvez nem seja votada neste ano, mas vai ganhar força com a posse dos novos deputados e senadores no ano que vem. A renovação congressual pode alavancar o projeto que é do tucano Nilson Leitão (MT). Além disto, o presidenciável Jair Bolsonaro é favorável à proposta moralizadora desta redução.

Orçamento 2019

A proposta orçamentária de Rondônia, na ordem de R$ 9 bilhões, já esta na Assembleia Legislativa para apreciação dos parlamentares estaduais. Já se sabe, antecipadamente que a arrecadação de recursos atualmente só paga as contas do estado  e que para que o governo estadual faça investimentos em saúde e infraestrutura a máquina fazendária estadual vai ter que se desdobrar nos próximos anos.

Via Direta

*** Já armando as paliçadas para a reeleição em 2010, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) festeja eventos recentes como as barreiras de contenção na EFMM e a iluminação da BR 364 *** Prenúncio de Natal e ano novo triste para centenas de comissionados na Assembleia Legislativa, Governo do estado e Prefeitura de Porto Velho *** Trata-se das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal que resulta em crime de responsabilidade para os gestores *** São muitas demissões a vista.  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas