Porto Velho/RO, 24 Março 2024 15:07:46
Diário da Amazônia

Emater realizará Dia de Campo, em Andreazza

O evento visa tratar, com produtores da região, sobre o controle de pragas que atacam as lavouras.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/04/2017 às 05h35min

O evento será realizado na Linha-05, a partir das 9h da manhã

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), irá realizar neste final de semana um evento que envolve o agronegócio, e irá contribuir na melhoria da produção de café, principalmente o clonal. O órgão irá promover um dia de campo, hoje (8) na linha 5, na propriedade do senhor Adevaldo Boldrini, linha 05, a partir das 9h.

Durante o dia de campo, os assuntos mais relevantes que serão abordados são controle de pragas e doenças; e custo de produção. Segundo o extensionista Wesley Gama, é sempre bom o produtor rural procurar um engenheiro agrônomo, ou um técnico da sua região da Emater local, para se informar sobre a forma correta de produção, defensivo certo, caso tenha que usar e a identificação da praga que é muito importante.

Sobre as pragas, o extensionista não sabe dizer que se por questões ambientais, ou quais os motivos reais, mas as pragas mais comuns que atacam a lavoura cafeeira da região são cochonilha, broca e bicho mineiro.

“Essas pragas têm provocado bastante prejuízo para os produtores. No caso da cochonilha, em 2016 e 2017, foi a que mais causou prejuízo para o produtor, com uma queda na produção que pode chegar até 30%, o que repercuti no valor, no custo da lavoura”, explicou. Outro assunto que será abordado é o custo de produção, que muitos produtores não fazem. “É necessário que o produtor rural seja no café, ou em qualquer outra atividade que desenvolva na propriedade, saiba quanto está gastando e quanto está tirando de lucro dessa atividade, pois isso pode variar de produtor para produtor”, orientou Wesley.

Wesley ainda garante que através do custo de produção, é possível saber onde o produtor está errando ou acertando na produção da lavoura.

As pessoas que participarem do dia de campo, irão aprender principalmente como lidar com as pragas e como fazer de forma correta o custo da produção. Qualquer pessoa que tenha interesse no assunto, poderá participar.



Deixe o seu comentário