Porto Velho/RO, 27 Março 2024 05:35:18
Diário da Amazônia

Emater Rondônia encerra 2019 com metas executadas

Emater-RO fecha o primeiro ano desta gestão (2019) com 96,1% de suas metas orçamentárias executadas.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/01/2020 às 16h09min

O Governo de Rondônia, apresentou nesta quarta-feira (08), o balanço das atividades realizadas pela Emater-RO, durante todo o ano de 2019, onde o estudo mostra uma ampla reestruturação da infraestrutura e melhoria no atendimento para a agricultura familiar.

A Emater adquiriu 42 veículos com recursos próprios e de emendas parlamentares, sendo sete camionetes 4×4, , 14 pick-ups, e oito outros veículos adquiridos com recursos próprios.

Serviços foram melhorados em 2019 como o Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Ater (Sigater), que foi adaptado para as novas plataformas de atendimento, além dos investimentos em informação técnica para os produtores. 

Outro ponto importante foi a retomada para os serviços de recuperação das usinas de nitrogênio, que estavam há mais de dois anos paradas. 

Além dos investimentos para as diversas tecnologias,  a Emater impulsionou o fomento das culturas como o café, cacau, piscicultura e a bovinocultura de corte também receberam atenção especial da Emater-RO.

Cafeicultura

Na cafeicultura está sendo trabalhado um programa de identificação geográfica (IG), e sustentabilidade da produção cafeeira. 

Cacauicultura

Na cacauicultura foram atendidos cerca de 2.976 famílias rurais que trabalham com a cultura, desde a lavoura até o processamento de frutos, polpas e cascas até a comercialização, foi realizado capacitação com 73 técnicos um por escritório local.

Piscicultura

Na piscicultura o Projeto de Desenvolvimento de Piscicultura com Sustentabilidade foi implantado com o objetivo de criar espécies comerciais mais conhecidas em cativeiro como o tambaqui e a tilápia, entre outras realizações foram adquiridos três laboratórios móveis de análise de água e de ictioparasitologia, possibilitando a realização de diagnósticos e a prevenção e tratamento de doenças parasitarias do pescado. 

Bovinocultura

Na bovinocultura de corte foi firmado o termo de cooperação com a ABCZ com a denominação de Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do estado de Rondônia, denominado simplesmente de Pró Genética-RO.

Mesmo com as limitações impostas pelo orçamento elaborado ainda pela gestão do governo anterior, a direção da Emater-RO conseguiu executar com sucesso 96,1 % do orçamento, sem dúvida um dos melhores desempenhos na história da autarquia.

Metas para 2020

 Para 2020 o foco será para as unidades operacionais, pois com um governo forte e alinhado com o setor agrícola, a direção pretende alcançar novos objetivos e elevar a extensão rural para um novo seguimento.

 Com informações da Secom



Deixe o seu comentário