Porto Velho/RO, 25 Março 2024 18:34:11
Diário da Amazônia

Embrapa lança Tecnologia Block de tolerância a percevejos na soja

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, durante a 37ª Reunião de Pesquisa de Soja realizada nos dias 26 e 27 de..

Por Embrapa
A- A+

Publicado: 27/06/2019 às 14h40min

Foto: divulgação

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, durante a 37ª Reunião de Pesquisa de Soja realizada nos dias 26 e 27 de junho, em Londrina (PR), a inovadora Tecnologia Block, uma linha de cultivares de soja que auxilia o sojicultor no manejo integrado de um dos seus principais inimigos, o complexo de percevejos. “Os percevejos são atualmente uma das pragas mais importantes para a cultura da soja, porque interferem na produtividade e na qualidade dos grãos e das sementes”, avalia o chefe-geral da Embrapa Soja José Renato Bouças Farias. “Por isso, estamos empenhados no desenvolvimento de cultivares de soja com esta tecnologia para auxiliar os produtores que enfrentam dificuldades no campo para manejar esta praga”, avalia.

O pesquisador Carlos Arrabal Arias, líder do programa de melhoramento genético de soja da Embrapa, e responsável pelo desenvolvimento de genótipos resistentes a insetos diz que a Tecnologia Block amplia a proteção da lavoura ao ataque dessa praga que suga as vagens e os grãos de soja.  “As cultivares com a genética Block têm maior tolerância aos percevejos, o que minimiza a ação destrutiva da praga. Porém, a tecnologia não dispensa o uso de inseticidas, mas permite uma melhor convivência com os insetos no campo”, enfatiza Arias.



Deixe o seu comentário