Porto Velho/RO, 22 Março 2024 17:50:35
RONDÔNIA

Empresário amazonense quer instalar beneficiamento de castanha

  Porto Velho, RO – O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da..

Por Comdecom
A- A+

Publicado: 14/08/2019 às 15h02min

 

Porto Velho, RO – O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, recebeu na tarde de ontem o empresário Márcio Mota da Cunha, da empresa Jutica Produtos Amazônicos, sediada em Tefé, no Amazonas, uma das maiores da região amazônica que trabalha com processamento de castanhas do Brasil, num sistema de extrativismo sustentável. Do encontro participaram técnicos e especialistas da Semagric, além do vereador Jurandir Bengala.

A empresa processa hoje uma tonelada e meia de castanha, mas tem capacidade para pelo menos três toneladas e meia. Atualmente atende o mercado interno e exporta para os Estados Unidos e Europa. Além da castanha in natura, embalada a vácuo, a Jutica fabrica também azeite de castanha, produto gourmet de alto padrão de qualidade e farinha de castanha.

A reunião aconteceu na sede da Semagric e teve o objetivo de iniciar tratativas no sentido de instalar em Porto Velho uma agro-indústria com capacidade para absorver toda a produção de castanha, hoje em torno de 250 mil sacas ao ano, somente na região de Porto Velho.

O plano inicial envolve a empresa, o município e os produtores de castanha, que teriam participação direta nos lucros através de um Fundo de Desenvolvimento Municipal, além de remuneração justa pelo produto entregue para processamento.

Em nome do prefeito Hildon Chaves, o secretário Luiz Cláudio disse que a proposta do empresário Márcio Cunha é interessante a partir do momento que resgata e valoriza os coletores de castanhas espalhados no entorno de Porto Velho e no interior do Estado, além de que fomenta uma atividade sustentável e que não causa nenhum dano ao meio ambiente.

“Temos aqui uma proposta viável e que precisa ser discutida amplamente, mas vejo com otimismo a possibilidade de uma parceira promissora”, disse Luiz Cláudio da Agricultura.

O empresário Márcio Cunha participa de outras reuniões hoje e já convidou produtores e representes do município para conhecer as instalações e metodologia operacional da Jutica em Tefé, no Amazonas.



Deixe o seu comentário