Porto Velho/RO, 22 Março 2024 21:35:43
RONDÔNIA

Enchente será discutida em reunião

A Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec) realiza nesta quinta-feira uma reunião emergencial preparatória..

A- A+

Publicado: 15/01/2015 às 03h00min | Atualizado 22/04/2015 às 20h48min

Possibilidade de uma nova enchente provocou a reunião emergencial que acontece hoje

Possibilidade de uma nova enchente provocou a reunião emergencial que acontece hoje

A Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec) realiza nesta quinta-feira uma reunião emergencial preparatória para a constituição do Conselho Municipal de Defesa Civil. No encontro serão apresentados, para apreciação dos membros, a lei de criação do Conselho Municipal de Defesa Civil e o Plano de Contingência a ser deflagrado em caso de uma nova enchente do rio Madeira.

A reunião ocorrerá na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), a partir das 9h, e será presidida pelo prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif. Para a reunião foram convidadas secretarias municipais, o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Fecomércio, Fiero, Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sipam e representantes de igrejas e outras instituições religiosas.

Segundo José Pimentel, secretário adjunto da Sempedec, trata-se de uma reunião importante para que cada membro do Conselho avalie antecipadamente suas formas de contribuição, a fim que se possa finalizar o Plano de Contingência. “A cota volumétrica do rio neste ano está diferente da do ano passado, quando ocorreu a grande cheia, mas ela é também diferente das cotas vistas nos anos anteriores”, afirmou o secretário.

José Pimental adiantou ainda que na região do alto Madeira foi registrada, há pouco tempo, uma cota de um metro e meio, superior a que se registrou no mesmo período de 2014.

De acordo com ele, embora a subida do nível do rio ainda não tenha trazido grandes problemas, sinaliza a necessidade de preparação dos membros do conselho para o enfrentamento de uma possível nova enchente, mesmo que em proporções menores da do ano passado.



Deixe o seu comentário