Porto Velho/RO, 28 Março 2024 19:54:49
Diário da Amazônia

Encontrado o segundo submarino da ‘frota perdida’ de Hitler

O documentário do canal público turco TRT, tem trabalhado em parceria com a Marinha

Por NOTÍCIAS AO MINUTO
A- A+

Publicado: 03/02/2019 às 11h59min

Uma equipe que está filmando um documentário chamado ‘frota perdida de Hitler’ encontrou os destroços encontrou os destroços de um dos seis submarinos alemães desaparecidos no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial. Os restos do U-23 foram descobertos a 40 metros de profundidade, 3,7 quilômetros ao largo de Agva, um conhecido ponto turístico da Turquia.

O documentário do canal público turco TRT, tem trabalhado em parceria com a Marinha na tentativa de encontrar os submarinos restantes.

Os seis submarinos – U-18, U-19, U-20, U-21, U-22 e U-23 – já motivaram diversas expedições marítimas para encontrá-los. Em 1994 a Marinha turca encontrou o U-20.

O submarino U-23 foi identificado graças ao trabalho de reconhecimento feito pelo engenheiro naval turco Selcuk Kolay.

História

Os seis submarinos que ficaram conhecidos como a ‘frota perdida de Hitler’ foram enviados pelo regime Nazista para o Mar Negro para participar na Operação Barbarossa, que tinha como objetivo a invasão da União Soviética.

Segundo o jornal turco Daily Sabah , a frota de submarinos participou em 56 operações contra navios soviéticos e conseguiu afundar dezenas de barcos. Em 1944, os soviéticos tinham abatido três dos submarinos.

Após esse período com a eminente vitória dos países aliados, a própria Alemanha teria dado ordens à tripulação para afundar os três equipamentos restantes, para evitar que caíssem nas mãos dos soviéticos.



Deixe o seu comentário