Porto Velho/RO, 28 Março 2024 02:56:13
VARIEDADES

Encontramos vida em Marte nos anos 1970, diz investigador da NASA

Ex-investigador da NASA revela que a agência decidiu ignorar as provas recolhidas pelas sondas Viking

A- A+

Publicado: 15/10/2019 às 08h31min

O ex-investigador da NASA, Gilbert V. Levin, é o autor de um novo artigo no Scientific American onde afirma que a agência encontrou provas de vida em Marte nos anos 1970. “Estou convencido que encontramos provas de vida em Marte nos anos 1970”, pode se ler no artigo.

Levin revela que tudo começou quando duas sondas Viking foram enviadas para Marte, com uma das experiências – de nome Labeled Release (LR) – tendo como objetivo encontrar vida no local. “Em 30 de julho de 1976, o LR enviou os resultados iniciais [da experiência] de Marte. Surpreendentemente, era positivos”, conta Levin.

“À medida que a experiência progredia, recebemos quatro resultados positivos, apoiados por cinco diferentes controles transmitidos pela sonda Viking II, que aterrou a uma distância de cerca de 6.000 km (da Viking I). As curvas dos dados sinalizaram a detecção de respiração microbiana no planeta vermelho. As curvas de Marte eram semelhantes às produzidas pelos testes que o LR fez ao solo na Terra”, revela o investigador.

Ainda que a NASA tenha considerado que os resultados em questão sugeriam a existência de uma substância que imitava vida, e não propriamente vida enquanto matéria orgânica, Levin considera que a agência deve continuar explorando esta hipótese.

“A NASA já anunciou que o ‘lander’ de Marte para 2020 não conterá testes para detecção de vida. Mantendo o já estabelecido protocolo científico, acredito que deve ser feito um esforço para integrar experiências de detecção de vida na próxima missão possível a Marte”, defende Levin.

Fonte: Noticia ao Minuto



Deixe o seu comentário