porto velho - ro, 13 Novembro 2019 16:59:45
    Saúde

    Encontro destaca estratégias preventivas sobre doenças endêmicas

    Médicos e enfermeiros têm acesso aos resultados de pesquisas que enfatizam as doenças e suas formas de prevenção e tratamento.

    Por Radação Diário da Amazônia
    A- A+

    Publicado: 12/11/2019 às 08h50min

    Foto: ilustrativa

    Médicos e enfermeiros de 23 municípios do estado participam, de hoje até quinta-feira, em Porto Velho, de um encontro que lhes permitirá ter acesso aos resultados das mais recentes pesquisas sobre o universo de doenças peculiares à Amazônia, dentre as quais dengue, leptospirose, hantavirose e febre maculosa. O gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Cesarino Junior Lima Aprígio, o encontro segue orientações do Ministério da Saúde, no sentido de levar conhecimento atualizado a todos os profissionais, especialmente aqueles que atuam na rede básica de média e alta complexidade. 

    A proposta, de acordo com Cesarino Aprígio, é melhorar a qualidade de assistência aos pacientes com tais patologias, visando o aumento da suspeição clínica, o dianóstico e tratamento precoce, de modo a reduzir a taxa de letalidade das formas graves dessas doenças no estado. As atividades acontecem no auditório do Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, e contam com a parceria do Centro de Pesquisa de Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na promoção de estudos e debates que possibilitem o desenvolvimento de competências para realizar ações de atenção à saúde da população. 

    O gerente da Agevisa destacou a importância do programa de capacitação e seus desdobramentos – diagnóstico e tratamento -, indicando as condições de clima de Rondônia (Amazônia), que são especialmente favoráveis à proliferação dessas doenças.

     

    Com informações da Secom



    Deixe o seu comentário