Porto Velho/RO, 22 Março 2024 22:28:44
Política

Encontro discute políticas públicas para a agricultura

Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovan, explica objetivo de se balizar os programas em busca de qualidade e eficiência

A- A+

Publicado: 23/10/2017 às 12h36min | Atualizado 23/10/2017 às 12h37min

Promover um alinhamento entre as ações da política agrícola desenvolvida pelo Governo de Rondônia junto aos municípios, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emater, foi um dos objetivos do encontro realizado no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, nos dias 19 e 20, com a participação de secretários municipais e demais representantes dos 52 municípios do Estado.

Foto: Divulgação

Com esse alinhamento, conforme explicou o secretário Estadual de Agricultura, Evandro Padovani, pretende-se levantar a real demanda dos municípios em relação aos programas existentes e avançar no planejamento de suas atividades, de modo que possam ordenar suas ações atendendo às cadeias produtivas de cada localidade, de maneira eficiente e qualitativa.

Como parte da programação ainda, Padovani anunciou a eleição para a nova diretoria do Conselho Estadual dos Secretários de Agricultura do Estado de Rondônia (Consemagri), cujo fortalecimento e atuação podem, na opinião do secretário, potencializar as secretarias municipais de agricultura para que planejem ações em conjunto. Disse ainda da importância da institucionalização de um calendário de feiras e eventos agropecuários, cuja produção foi discutida, devendo agora reunir, em caráter de urgência, as informações necessárias para a sua produção.

O secretário destacou a riqueza da produção agropecuária do Estado, reforçando que os produtores esperam muito dos que estão à frente dos programas que fazem movimentar a agricultura e o agronegócio. “Esperam muito de nós e devemos estar alinhados para atender a todos os municípios”.

Francisco Mende de Sá, presidente da Emater, disse da necessidade de se traçar planos comuns nas três esferas – município, estado e governo federal – com o objetivo de se “juntar as forças” para se fazer mais. Citou os segmentos de Leite, Café, Urucum e de Agroindústrias como alguns dos exemplos para que se tracem metas e se escolha algumas cadeias produtivas para se desenvolver.

A secretária-adjunta de Agricultura, Mary Braganhol, disse da importância de se receber os representantes dos municípios para se discutir os programas existentes na Seagri, principalmente as experiências que vêm dando certo, como o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (PROVE).  Conforme destacou o técnico Antonio Henrique Fernandes, coordenador de Agroindústrias da Seagri, o Prove é um programa agrícola e social, que dá sustentabilidade, qualidade e preço justo. Além de agregar valor à matéria-prima, o programa combate o êxodo rural, promove qualidade de vida e geração de emprego. O programa também agrega informações sobre a apresentação dos produtos, elaboração de rótulos e apoio para demonstração em feiras e busca de novos mercados.



Deixe o seu comentário