Porto Velho/RO, 28 Março 2024 16:36:59
ESPORTE

Encontro Nacional de Pilotos de Parapente é realizado em RO

O governo de Rondônia está apoiando o evento, no que diz respeito a logística de deslocamento e acomodação da equipe da CBVL.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 12/07/2018 às 09h21min

Ouro Preto do Oeste está de volta ao cenário do esporte aéreo com a realização da 5ª edição do XC Amazônia Sem Limites (Divulgação)

O governo de Rondônia através da Superintendência Estadual de Turismo – SETUR realiza em parceria com a Confederação Brasileira de Voo Livre o 19º Encontro Nacional de Pilotos e Instrutores de Voo Livre, na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste.

Ouro Preto do Oeste está de volta ao cenário do esporte aéreo com a realização da 5ª edição do XC Amazônia Sem Limites, competição de Cross Country livre na Amazônia Ocidental, válida pelo ranking mundial da FAI.

Segundo o Superintendente da Setur Gerçon Zanato o governo de Rondônia está apoiando o evento, no que diz respeito a logística de deslocamento e acomodação da equipe da CBVL. Após as competições, vamos nos reunir com a equipe de instrutores e palestrantes com o sentido deles nos passarem, o que será preciso fazer em nível de Setur para que o evento não venha mais sofrer paralisação”, disse Zanato.

Chico Santos presidente da CBVL lembrou, que o evento será dividido em duas etapas: “A 1ª acontecerá nos dias 13 e 14 com a realização do Seminário sobre Segurança de Voo e Primeiros Socorros e a segunda, que vai acontecer entre os dias 14 a 18 com a realização das competições” disse Chico Santos.

O recordista mundial de distância até pouco tempo, André Fleuri que veio de Brasília disse que esteve em Rondônia ha alguns anos, e que a modalidade vem se sobressaindo muito, principalmente, nas modalidades parapentes e asa delta. André conseguiu o recorde mundial voando 353 Km em 11 horas e 20 minutos na categoria voo duplo.

Cross Cowntry

Cross Cowntry é uma corrida de parapentes. Funciona como se fosse uma maratona com largada percurso e chegada, porém no parapente tudo por GPS e voando. Aquele que for mais longe em todos os dias de provas é quem se encaixa como vencedor, mas, o maior vencedor, é o grupo todo chegando o mais longe possível no maior número de pilotos, através das correntes térmicas e deriva de vento. “Na Região Norte somente Ouro Preto do Oeste e Conquista do Oeste (MT) tem eventos de parapente. Temos projetos pra sediar etapas do campeonato brasileiro e outros campeonatos internacionais futuramente” disse o presidente da CBVL Chico Santos prosseguindo: “No Cross Country ainda não existe um campeonato brasileiro porém, define-se os melhores do ano em uma seleção dos sete melhores voos do piloto, lançados no site do XC Brasil.

Recorde da Região Norte

O recorde de distancia da região Norte é do Juan Alex Testoni de Ouro Preto do Oeste que fez 246 km de Parapente partindo de Ouro Preto e pousando próximo a Nova Dimensão em 6h30 de voo livre. O recorde mundial é do Brasil em Quixada no ceara com 516 km de voo em mais de 11 h de voo.

Programação

Sexta-feira – Dia 13 de Julho

– 20h00 as 23h30 – Confirmação das inscrições e

distribuição de kits

Local: Hotel Graúna

Sábado – Dia 14 de Julho

– 9h00 – Subida para Rampa

– 9h30 – Solenidade de abertura do evento na rampa

– 10h00 – Briefing

– 10h30 – Abertura da Janela Primeiro dia de prova.

– 19h00 – Marcação de voo no QG Graúna Resort.

– 20h30 – Churrasco de Confraternização

Do dia 15 ao dia 18 de Julho

– 9h00 – Subida para Rampa

– 9h30- Briefing e distribuição de kit

– 11h45 – abertura da janela de provas.

– 19h00h – Marcação voo QG Grauna resort

Quarta-feira – Dia 18 de Julho

– 17h00h – Premiação.



Deixe o seu comentário