Porto Velho/RO, 24 Março 2024 10:34:52
Diário da Amazônia

Enem 2019: veja quais são os assuntos mais recorrentes nas provas

O momento é de revisar as matérias para chegar afiado nos dois dias do exame, que acontece em 3 e 10 de novembro

A- A+

Publicado: 05/10/2019 às 10h17min

Saber quais são as matérias mais frequentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode otimizar os estudos, principalmente na reta final. A menos de um mês para o processo seletivo – que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro –, muitos professores recomendam diminuir o ritmo de estudos e, por exemplo, focar os assuntos mais recorrentes.

O momento é de revisar as matérias para chegar afiado no dia do exame. E, para não deixar nada para trás, que tal priorizar os assuntos com maior chance de cair nas provas? Para ajudar os candidatos, os professores do cursinho pré-vestibular Exatas prepararam o material “O que cai mais no Enem?”, separado por disciplina (confira as imagens abaixo).

Veja também:

Local de prova do Enem será divulgado a partir do dia 16

No caso da matemática, por exemplo, trigonometria, geometria plana e espacial aparecem com frequência: 25,1%. Já no caso da física, os professores do Exatas apontam para a recorrência da mecânica (28%) e da eletrodinâmica (21,2%).

Os profissionais fizeram o levantamento para todas as disciplinas. Com literatura, por exemplo, o modernismo aparece em 42% das provas.

Habilidades
O professor de física do Exatas César Severo explica que é preciso estar atento aos conteúdos, mas também à aplicação deles. Para as provas do Enem, é utilizada uma matriz de competências. Dentro dela existe um conjunto de habilidades – que seriam o saber fazer, ou seja, a aplicação prática do conhecimento.

Ao todo são 120 habilidades, 30 para cada quatro áreas do exame: ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos.

(Metrópoles)



Deixe o seu comentário