Porto Velho/RO, 07 Dezembro 2019 02:15:38
    Educação

    Enem: 5 aplicativos que ajudam nos estudos às vésperas da prova

    Veja como usar os apps para se concentrar e fazer revisões

    Por Ibahia
    A-A+

    Publicado: 10/10/2019 às 08h39min

    Foto: Reprodução

    Foto: Reprodução

    Há ainda quem acredite que smartphones e tablets são grandes “sequestradores de tempo” e que podem prejudicar a rotina de quem está se preparando para o Enem. A resposta para essas pessoas é: depende do uso. Ferramentas online e aplicativos, aliás, podem ser grandes aliados na hora de estudar.

    VEJA MAISShopping de Salvador promove evento gratuito de preparação para o Enem 2019Veja mitos que podem derrubar sua nota no EnemProvas do Enem 2019 já estão a caminho dos locais de aplicação do exameEnem: dez filmes e séries para assistir antes de fazer as provas

    Para Diogo D’Ippolito, professor do Colégio e Curso pH, apps que ajudam a fazer anotações ou ficar por dentro das notícias, por exemplo, fazem com que os estudos se aproximem do cotidiano dos estudantes, que têm uma rotina sempre muito ligada à tecnologia.

    1) Flipboard
    Para quem quer ficar antenado nas notícias do Brasil e do mundo. Este app pode ser muito útil para fazer uma boa redação. Ele funciona como uma revista: captura as principais notícias do dia de diversos sites para facilitar a leitura, geralmente corrida, da semana. O legal do aplicativo é que ele permite ao aluno selecionar os temas que mais lhe interessam e fazer um feed personalizado de notícias.

    2) Be focused
    Uma ferramenta para quem tem dificuldade em controlar o tempo de suas tarefas. É um app do gênero “pomodoro”, uma técnica que vem se tornando cada vez mais popular. O método se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e nos estimular a manter o foco.

    O aluno pode, pelo aplicativo, escolher se vai estudar durante uma hora e depois fazer um intervalo de 15 minutos. Ou se prefere se dedicar por 40 minutos e fazer um intervalo de cinco. O app permite testar essas diversas formas de gerenciamento do tempo para que o aluno escolha a que mais lhe agrada. Ideal para a época de revisão de estudos, em que o gerenciamento do tempo é fundamental.

    3) Spotify
    Quem disse que o Spotify vive só de música? O formato de podcasts é ideal para fazer o aluno pensar em diversos assuntos de forma simples e leve. Há vários canais que valem a pena ser ouvidos.

    O “Mamilos”, por exemplo, é um podcast semanal que busca nas redes sociais os temas mais debatidos e aprofunda o assunto com empatia, respeito, bom humor e tolerância. São apresentados sempre diversos pontos de vista e argumentos. Ótimo para redação, por exemplo.

    4) Todoist
    Esse aplicativo permite que o estudante coloque todas as atividades do dia e as organize a partir de suas prioridades. Logo no começo do dia, o usuário já sabe o que precisa fazer até o fim da tarde. Desta forma, os estudos ficam mais produtivos. Excelente para gerenciar atividades. A plataforma é bem intuitiva e dinâmica.

    5) Evernote
    Ideal para o aluno que ama o celular para anotar as matérias. Nele, é possível criar vários cadernos (um para cada disciplina e adicionar etiquetas por assuntos. Além disso, há a possibilidade de adicionar arquivos de textos em PDF e também apresentações de slides importantes.

    Vale até juntar aquelas mil fotos que o estudante fez do quadro-negro com anotações do professor em apenas uma nota. Assim, não há chance de perder o registro feito na hora de procurar a matéria pela galeria de fotos.

    É possível também gravar áudio de algum conteúdo ou capturar uma página na web e anexar ao caderno virtual. O app está disponível para uso no celular e também no computador.



    Deixe o seu comentário