Porto Velho/RO, 20 Março 2024 01:43:19
Diário da Amazônia

Enfim, a recessão na economia se despede, após 5 anos!

Saldo positivo de mais de 800 mil vagas de empregos anunciado pelo Governo revela que a recessão iniciada em 2015 dá lugar ao otimismo.

Por Victoria Angelo Bacon.
A- A+

Publicado: 24/01/2020 às 20h42min

 

Em 2015, ano em que o país estava em recessão, foram fechadas 1,5 milhão de vagas formais. No ano seguinte, mais um resultado negativo: 1,3 milhão de postos de trabalho foram encerrados. Em 2017, mesmo após o país ter saído da recessão, o mercado de trabalho fechou quase 12 mil vagas com carteira assinada.

 

programa Verde Amarelo de Bolsonaro promove mudanças na CLT
O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Carolina Antunes/Presidência da República.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de passar pela maior crise de sua história recente, o mercado de trabalho deu sinais mais claros de que está se recuperando e fechou 2019 com saldo positivo de 644.079 postos com carteira assinada.

O emprego é o último pilar da economia a se recuperar dos ciclos de recessão. Primeiro, as empresas se desfazem de eventuais estoques acumulados, esperam para confirmar se o aumento de demanda de fato se sustenta no médio prazo para, aí sim, reforçarem o quadro de pessoal.

A saída da maior recessão da história do País, o presidente da República, Jair Bolsonaro, gerou menos empregos formais em seu primeiro ano de governo que seus antecessores petistas, que iniciaram seus mandatos em ciclos econômicos mais favoráveis. Com a economia ganhando tração a partir do segundo semestre do ano passado, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou saldo positivo de 644.079 vagas com carteira assinada em 2019, o melhor resultado desde 2013.

 

O texto acima foi construído apoiado nas publicações do Portal UOL/Folha, Gazeta do Povo e sítio eletrônico do Governo Federal.

 



Deixe o seu comentário