BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Política &

coluna

Perfil

Publicado: 23/10/2019 às 14h38

Enquanto saem notícias contra operadores da Lava-jato

Frase do dia “O reexame da prisão em segunda instância pelo STF parece caso de o inimigo do meu inimigo é meu amigo”–..

Frase do dia

“O reexame da prisão em segunda instância pelo STF parece caso de o inimigo do meu inimigo é meu amigo”– Jornalista Claudio Humberto.

1-Lava-jato (apesar de tudo) em marcha

Enquanto saem notícias contra operadores da Lava-jato e boa parte de integrantes dos poderes constituídos e da imprensa torcem para que a Lava-jato afunde, a PF está nas ruas hoje. É a 67ª fase da Lava-jato, a Tango&Cash cumprindo 23 mandados de busca e apreensão no Paraná, Rio e São Paulo mirando a multinacional Techint. Para chegar a este ponto as delações premiadas foram relevantes e bem assim a prisão imediata de envolvidos e a juntada de provas obtidas noutras fases. A Lava-jato foi à frente por seguir um rito não ortodoxo, mas pode estar no fim.

2-Lava-jato com freio de mão puxado

O STF retorna ao tema cumprir pena com condenação em segunda instância, pacificado desde 2016, à época com voto favorável de Gilmar Mendes, que pugna hoje para mudar seu próprio voto – sabe Deus ou sua consciência o porquê –, um dos pilares da Lava-jato. Com a mudança prejuízo será grande, mas o saldo também, posto que  as conquistas da Lava-jato são perenes. Hoje o STF pode condenar-se e alguns ministros serão assustados em seus próprios pesadelos no futuro. A história é madrasta com quem a falseia, omite-se ou com o que dorme no ponto. 

3-Eu, robô!

O Ministro Marco Aurélio do STF – haja criatividade– saiu-se com um juízo sólido como geleia de jabuticaba: “O problema adquire envergadura maior quando considerada a superlotação dos presídios. Constatou-se o exorbitante número de cidadãos recolhidos provisoriamente, a salientar a malversação do instituto da custódia cautelar e, consequentemente, a inobservância do princípio da não culpabilidade. Inverte-se a ordem natural para prender e, depois, investigar. Conduz-se o processo criminal com automatismo incompatível com a seriedade do direito de ir e vir dos cidadãos.” Será que ele está usando a Inteligência Artificial? 

4-Horror inimputável 

Não vou descer aos detalhes escabrosos mas propor a reflexão. Refiro-me aos crimes seriados praticados por menores contra menores e com requintes de maldade e barbárie que assustou até peritos policiais. Não é crível crianças fazerem uma cesariana e salvar o bebê. Eles ficarão custodiados pelo Estado para ressocialização, salvo o bebê cujo futuro é uma incógnita e, aos dezoito anos terão uma nova vida sem mácula. Até lá haverá ressocialização possível? Se eu vou carregar o peso só por conhecer o fato, como eles ficarão pelo resto da vida? Moderno e admirado, o ECA não foi, não é e não será a solução para eles. Rever as políticas para nossas crianças e adolescentes se impõe, sem hipocrisia, sem paternalismo e há que ser de imediato. 

  5-Reforma possível 

Depois do texto básico, um pedido choroso do senador Paim e lá se foi um jabuti pendurado na reforma da previdência. O adicional de periculosidade ou do seu primo irmão insalubridade entrariam no cálculo da aposentadoria. Como o fato inexiste de 1995, como o INSS não aceita a aposentadoria especial por periculosidade, apesar de algumas categorias de trabalhadores buscarem e conseguirem o benefício na Justiça, por meio de laudos técnicos e para não atrasar a reforma, o jabuti foi posto na árvore e o governo comprometeu-se a apresentar projeto de lei complementar definindo os trabalhadores com direito a essa tipo “aposentadoria especial”.   

[email protected]