Porto Velho/RO, 29 Março 2024 22:06:31
Diário da Amazônia

Ensino médio: Sesi-Senai conjuga sala de aula e chão da fábrica

O aprendizado contextualizado e integrado é uma das novidades trazidas pelo novo ensino médio e que as escolas Sesi-Senai de Rondônia..

Por Fiero
A- A+

Publicado: 08/11/2018 às 11h33min

O aprendizado contextualizado e integrado é uma das novidades trazidas pelo novo ensino médio e que as escolas Sesi-Senai de Rondônia começam a adotar a partir de 2019, a exemplo de cinco dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás e Espirito Santo.

foto divulgação

O projeto das quatro turmas experimentais do “Novo Ensino Médio”, que serão operacionalizadas pelo Sesi-Senai em Rondônia foi apresentado na segunda-feira, 5, para o Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE-RO), pelo gerente Executivo de Educação do Departamento Nacional do Sesi, Sérgio Gotti.

A proposta pedagógica prevê que, no primeiro ano, já tenha início uma preparação para o mundo do trabalho que inclui formação para as profissões da indústria, orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais. No segundo ano, além das áreas de conhecimento, os alunos terão acesso aos fundamentos e práticas de formação para a área industrial de energia. Já no terceiro ano, a carga horária prevista para a formação técnica e profissional é dedicada às aprendizagens específicas.

A qualidade dos serviços educacionais do Sesi fortalece esse processo de implementação da mudança da grade curricular. “Temos uma excelência indiscutível e, com esse nível de experiência, podemos dar uma enorme contribuição para a implantação da trilha de educação profissional no âmbito do ensino médio”, destaca Sérgio Gotti.

De acordo com o superintendente Sesi-IEL e o diretor regional do Senai em Rondônia, Alex Santiago, esta metodologia é um novo começo para quem antes estudava os assuntos de forma separada. O aprendizado integrado permite um olhar mais amplo sobre os conteúdos.

“É muito mais prático estudar assim” – pontua Alex Santiago -, acrescentando que os professores trazem para o dia a dia dos alunos, temas que terão mais interesse. Esta é uma mudança na abordagem curricular e, além disso, o novo currículo é integrado à educação profissional. Os professores das duas instituições farão o planejamento em conjunto”, reitera o diretor.



Deixe o seu comentário