Porto Velho/RO, 14 Setembro 2021 17:04:52
Diário da Amazônia

Entenda o que é uma persona e como utilizá-la em seu negócio

Entender o que é um Persona pode fazer toda a diferença na hora de alcançar os objetivos desejados no seu negócio. Afinal,..

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Publicado: 14/09/2021 às 17h03min

Entender o que é um Persona pode fazer toda a diferença na hora de alcançar os objetivos desejados no seu negócio.

Afinal, independentemente de qual seja o ramo de atuação, seja para vender produtos, fazer site, oferecer um serviço, a Persona será de fundamental importância.

Isso porque um negócio depende de diversos fatores, que devem atuar em conjunto para que os resultados apareçam.

Conhecer bem o público-alvo, por exemplo, é um deles, já que é através dele que todo o projeto em si será montado. Assim como também a Persona.

Por isso, entenda o que é uma persona e como utilizá-la em seu negócio, agora!

Entenda o que é uma Persona

Uma Persona pode ser entendida como um termo utilizado para definir o próprio cliente em si, de acordo com informações verdadeiras.

Quando se pensa em vender ou comercializar algum bem ou serviço, é preciso levar em consideração para quem isso será oferecido.

E criar um cliente ideal, que consiga atender todas as demandas, e tenha um interesse real nesse serviço ou produto é o primeiro passo.

Afinal, depois de ter esse cliente em mente, fica mais fácil buscar atingi-lo, procurar nos locais mais propícios, e encontrar mais rapidamente.

A Persona está relacionada então ao foco, precisão e objetivo de um projeto, que sabe exatamente o que deve fazer.

Mas, para formar esse Persona, são levadas em consideração dados reais, como buscas de gênero, localização, hábitos, gostos, etc.

São detalhes mínimos, que dão características específicas desse cliente, de uma forma detalhada.

É preciso conhecer bem esse cliente ideal, para assim formar bem esse perfil de público do projeto como um todo.

Bem, mas isso não é o mesmo que público-alvo? É isso que vamos ver agora!

Diferenciando público-alvo de Persona

Realmente, quando se entende o que é uma Persona, se nota sua incrível semelhança com o já conhecido termo: público-alvo.

Contudo, há sim muitas diferenças entre esses dois termos, já que, de certo modo, a Persona está incluso dentro do Público-alvo, sendo uma parte menor dessa área.

Isso porque, o público-alvo se refere ao público em geral, de uma forma ampla, sem grandes especificações.

Dessa forma, o público alvo de uma campanha pode ser, por exemplo, homens, solteiros, entre 25 e 37 anos.

Já a persona em si, é algo bem mais detalhado, como o Ricardo, professor, de 31 anos, que mora em Recife e procura uma mulher inteligente e divertida.

É possível notar então que há sim grandes diferenças entre Persona e público-alvo, já que um é bem mais amplo e generalizado e o outro é extremamente específico, e detalhado.

Como utilizá-la em seu negócio

Muitas vezes, ter um público muito amplo pode não gerar os melhores resultados para os negócios. Por isso, é preciso ser mais preciso em todos os aspectos. 

Ter uma Persona bem definida ajuda exatamente nisso, em ter mais precisão na hora das vendas.

A grande verdade é que o mercado está cada vez mais concorrido e, em muitos casos, atender variados públicos pode não ser o mais indicado.

Qual produto uma pessoa que está com uma queda de cabelo extrema, irá preferir: um que evita a queda, dá mais brilho, volume, etc. ou um que aja profundamente no tratamento da sua queda de cabelo?

Ao se deparar com um produto tão específico, que parece ter sido feito para ele, esse cliente se sentirá totalmente contemplado.

Afinal, ele foi a Persona que inspirou aquele produto em específico, ele foi voltado inteiramente para ele e seus problemas.

E essa é uma das grandes vantagens que devem ser utilizadas pelas marcas e empresas.

Pois trabalhar com foco, pode, muitas vezes, gerar resultados muito mais concisos e significativos.

Além do mais, a identificação com a marca, que é outro ponto super importante, também é intensificada.

E isso pode gerar um fluxo orgânico de vendas, através de clientes totalmente satisfeitos com a marca.

Conclusão

Saber identificar a Persona ideal para o seu negócio fará toda a diferença na hora de alcançar os melhores resultados.

Como visto, a persona é um modelo bem mais específico e detalhado de público, que deve ser bem desenhado pela empresa.



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