Porto Velho/RO, 27 Setembro 2021 16:33:20
Saúde

Entenda qual é a relação entre Alzheimer e Diabetes

Cerca de 80% dos pacientes com Alzheimer são diabéticos

A- A+

Publicado: 27/09/2021 às 13h12min

Foto: Divulgação

 

Você sabia que cerca de 80% dos pacientes com Alzheimer são diabéticos? Os que não são, muito provavelmente, vão se tornar. De acordo com o médico atuante em endocrinologia, Dr. Yago Fernandes, isso acontece porque cada vez mais estamos percebendo uma relação do comprometimento cognitivo e demência (DA) associada com a Diabetes Mellitus Tipo 2 e resistência insulínica.

Um estudo da Faculdade de Medicina de Nova York mostrou que pacientes com Alzheimer tratados com medicamentos antidiabéticos (insulina ou hipoglicemiantes) tiveram menos danos cerebrais quando comparados aos não tratados para diabetes.

O que já se sabe?

 

Quem tem essa demência (DA) apresenta maior depósito de proteínas beta-amiloide no cérebro. “São elas quem atacam as conexões entre os neurônios, resultando na perda de memória. O que favorece essa condição, é justamente a resistência à insulina, principal característica do diabetes. 80% dos pacientes com Doenças de Alzheimer tem diabetes mellitus tipo 2 (DMT2) ”, explica o médico.

A importância destes achados é a sugestão que se tratarmos o diabetes, ajuda a reduzir ou normalizar o comprometimento microvascular e a resistência insulínica na Doença de Alzheimer. “O paciente tem que ter a noção de que precisa controlar comorbidades para manutenção de um bom estado cognitivo”, ressalta Dr. Yago.

Infelizmente, ainda não existem medidas terapêuticas efetivas no combate da progressão demencial. Então, o que temos para evitar piores danos é o controle de comorbidades para a manutenção de um bom estado cognitivo.

Fonte: Allure Concept


Deixe o seu comentário