Porto Velho/RO, 19 Março 2024 18:40:51
Diário da Amazônia

ENTIDADE COMPLETA 30 anos

A Instituição de Ensino Superior Unesc que é mantida pela Associação Educacional de Rondônia completou ontem, 14 de março, 30 anos..

A- A+

Publicado: 15/03/2015 às 03h15min | Atualizado 28/04/2015 às 08h25min

Diretor-geral Ismael Cury lembra sobre a implantação e desenvolvimento da Unesc

Diretor-geral Ismael Cury lembra sobre a implantação e desenvolvimento da Unesc

A Instituição de Ensino Superior Unesc que é mantida pela Associação Educacional de Rondônia completou ontem, 14 de março, 30 anos de criação. Reconhecida como pioneira entre as Instituições de Ensino Superior no Estado, sua origem ocorreu com a criação da primeira faculdade particular de Rondônia – a Faculdade de Educação de Cacoal.

“Em 1985, já era ministrado curso preparatório para o vestibular em sala alugada numa escola de ensinos Fundamental e Médio. Mas em julho de 1987 com a implantação do curso de Pedagogia, foi aberta a programação para o Ensino Superior”, recordou o diretor-geral da entidade professor Ismael Cury.
Desde 2009, quando a Unesc foi credenciada pelo Ministério da Educação estendeu também as ações para Vilhena – campus II que oferece os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Ciências Contábeis. Já em 2013, iniciou atividades também na capital, Porto Velho – campus III após credenciamento pelo MEC com a autorização do curso de Engenharia Civil.

“Logo no início o nosso foco sempre esteve na qualificação dos profissionais daqui, que atuavam na área da educação e que exerciam funções nas escolas do município. Aos poucos, com o crescente desenvolvimento do nosso Estado, foi necessário também realizar o trabalho para outras áreas”, reforçou o diretor Ismael Cury.

De acordo com o diretor administrativo Fhariz Gibran Cury, na época de sua instalação, após a realização do primeiro processo seletivo, em 1987, a estrutura física que a instituição dispunha era formada apenas por quatro salas de aula, em construção de madeira, e um pequeno bloco administrativo, em construção mista de madeira e alvenaria.

“Foram nessas salas que as primeiras turmas dos cursos de Pedagogia e Letras tiveram aulas. Toda sua estrutura atual em Cacoal – Campus I – está construída em alvenaria com salas dispostas em doze blocos, totalizando aproximadamente 20 mil metros quadrados de construção”, disse.
Estendendo seu papel para uma ação pedagógica assumindo-se como uma instituição aberta à comunidade e ciente de sua responsabilidade social, a Unesc desenvolve ações e programas em parcerias com instituições, empresas e órgãos públicos como a alfabetização de jovens e adultos, minicursos e orientações nas mais diversas áreas desenvolvidas em escolas e entidades assistenciais como o Lar do Idoso.

“A comunidade pode contar com serviços e atendimentos por meio do Escritório Modelo de Assistência Jurídica, Centro de Atendimento Psicossocial (Clínica-Escola), Clínica-Escola de Nutrição, Orientação Profissional em Escolas Públicas, Atividades Lúdicas da Brinquedoteca, Informática para a Terceira Idade e Escola de Negócios”, explicou o diretor administrativo Fhariz Gibran Cury.

COMPROMISSO COM A EXCELENCIA

Acadêmicos de economia fazem pesquisa dos preços

Acadêmicos de economia fazem pesquisa dos preços

O comprometimento com a excelência é, por natureza, uma exigência intrínseca à própria razão de ser e de atuar das Instituições de Ensino Superior. Enquanto tal, a Unesc se define como instituição ao mesmo tempo aberta e compromissada. Aberta para o mundo do conhecimento e para o novo, em constante reformulação do pensamento e redefinindo, permanentemente, o seu padrão de qualidade; e compromissada, enquanto posto de vanguarda da comunidade, consciente da sua inserção social e da sua responsabilidade para com os destinos da sociedade.

O conceito de Responsabilidade Social é novo, mas pode-se dizer que está ligado ao desenvolvimento ético e responsável de ações que tenham como compromisso também a qualidade de vida da sociedade.

O envolvimento com a comunidade é parte da responsabilidade social que a Unesc assume, definindo, no centro de sua identidade, a missão de promover a inclusão dos considerados diferentes, o fim dos preconceitos que dividem a sociedade, a busca pela igualdade social e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A Unesc coloca à frente de suas ações o compromisso de ser uma instituição-cidadã, atuando de forma ativa e responsável na sociedade e para a sociedade, tendo como principal contribuição a produção e a difusão do conhecimento e a promoção da formação humana e profissional, orientada por critérios de qualidade e relevância.

 

PALESTRAS

Realizadas em escolas públicas e instituições diversas por professores da Unesc, as palestras abordam temas de relevância social e integram um conjunto de atividades que compreendem o âmbito da Responsabilidade Social Institucional por se constituírem em instrumentos de intersecção com a sociedade, de onde é possível receber demandas que são fontes inspiradoras na disponibilização de serviços em diversas áreas.

ATIVIDADES

No Dia do Voluntariado promovido pela escola Fundação Bradesco, a Unesc tem participado mediante convite para a execução de atividades diversas, com alunos do curso de Letras e Direito.
NEGÓCIOS

A finalidade da Escola de Negócios é ampliar a atuação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia no âmbito das ações de ensino, pesquisa e extensão.
AÇÕES SOCIAIS

Os cursos de Biomedicina, Farmácia e Enfermagem do campus de Vilhena prestam regularmente serviços sociais à comunidade por meio de minicursos, orientações, aferção de pressão arterial, teste de glicemia, cuidados com a saúde, tipagem sanguínea, dentre outras atividades.

EXERCÍCIO PLENO DA CIDANDANIA

A missão da Unesc é produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.

ALFABEITZAÇÃO

A ação promovida pelo Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Aprendizagem por meio de acadêmicos de Pedagogia que planejam, aplicam e avaliam as atividades desenvolvidas. O Laboratório desenvolve atividades mediante a organização de oficinas de ensino e aprendizagem promovendo um conjunto de atividades didático-experimentais.
INFORMÁTICA

Acadêmicos do curso de Sistemas de Informação ministram cursos de introdução à informática no laboratório a pessoas da terceira idade de Cacoal.
DOAÇÃO

Doação de sangue e medula óssea promovida pelo curso de Biomedicina (campus Vilhena) junto a alunos e comunidade.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO, NUTRIÇÃO E BRINQUEDOTECA

A Unesc oferece gratuitamente atendimento psicológico (psicoterapia) a crianças, jovens e adultos, orientação à queixa escolar e orientação profissional. Está credenciado junto ao Conselho Regional de Psicologia.

Oferece gratuitamente ao público interno (alunos, funcionários e professores) e externo (comunidade) atendimento nutricional ambulatorial para diversas condições clínicas, atendimento nutricional ambulatorial para atletas e desportistas que desejam melhorar performance, composição corporal, força e rendimento de forma equilibrada e saudável e atendimento nutricional para o público materno-infanto-juvenil em diversas condições clínicas
Palestras, aplicação de testes vocacionais e informações sobre carreira e escolha profissional para estudantes de escolas públicas de Cacoal e região executados por acadêmicos de Psicologia, sob a orientação de professores do curso, de acordo com solicitação prévia das escolas.

BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca tende a crianças de escolas da rede pública de ensino do município de Cacoal, desenvolvendo atividades educacionais por meio da recreação e da ludicidade. Oferece um espaço adequado às crianças para que possam brincar, se divertir e se expressar, tendo a oportunidade de aprender sobre a natureza, a sociedade e sobre o seu mundo interior.

PROJETO UNESC EM AÇÃO

Projeto desenvolvido no Dia da Responsabilidade Social da ABMES, tem a participação de todos os cursos da Unesc que promovem atividades culturais e lúdicas, aperfeiçoamento e orientações técnicas em áreas como a jurídica, a econômica e a contábil, além de parcerias que proporcionam corte de cabelo, atendimento médico e odontológico e expedição de documentos oficiais à população carente. Este projeto é executado em bairros de menor poder econômico ou em aldeias indígenas.
ASSISTÊNCIA
Proporciona, por meio de convênio com a OAB (Seccional de Rondônia e Subseção de Cacoal), acesso à justiça a pessoas de baixa renda que residem na comarca de Cacoal, prestando atendimento jurídico na área Cível por intermédio dos alunos do curso de Direito, orientados por advogados que são professores-orientadores.

Clínica escola disponibiliza atendimento à comunidade

Clínica escola disponibiliza atendimento à comunidade

 



Deixe o seu comentário