Porto Velho/RO, 20 Março 2024 03:31:31
Diário da Amazônia

Entusiasmados

O superintendente do Banco do Brasil, em Rondônia, Gustavo Arruda que participou de um evento no final de semana emRio Branco capital do..

A- A+

Publicado: 27/02/2019 às 11h39min

O superintendente do Banco do Brasil, em Rondônia, Gustavo Arruda que participou de um evento no final de semana emRio Branco capital do Acre, retornou garantindo que as autoridades daquele estado estão entusiasmadas, com as possibilidades reais de sacramentar parcerias importantes entre os setores produtivos dos dois estados. O superintendente do Banco do Brasil para Rondônia e Acre conheceu de perto na presençada Ministra da Agricultura, Teresa Cristina e outras autoridades o potencial do agronegócio do estado vizinho.

Peixe e soja

O desentrave fiscal entre os dois estados caminha na direção de que a produção de peixes, principalmente tambaqui e pirarucu produzido em Rondônia possam ser beneficiados no frigorifico “Peixe da Amazônia” em Rio Branco e dali exportados para outros países. A soja produzida nas lavouras acreanas, vira pela BR 364 até Porto Alfandegado em Porto Velho, seguindo pelo Rio Madeira até Itacoátiara no Amazonas e depois rumo ao exterior.

Uma boa parceria

A possibilidade dessa parceria entre os dois estados começou a ser costurada no inicio do ano entre os governadores de Rondônia, Marcos Rocha e Gladson Cameli do Acre e ganhou força com a visita recente do vice-governador de Rondônia, José Jodan acompanhado pelo secretário de Agricultura, Evandro Padovani e empresários rondonienses ao estado vizinho, onde firmaram um protocolo abrindo espaços para futuros negócios.

Vai começar

Começa nesta quinta-feira em Ouro Preto do Oeste, a primeira rodada de negóciospromovidos pela secretaria de Agricultura (Seagri) e Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), para divulgar e apresentar aos produtores rurais as atividades da 8ª Rondônia Rural Show, que será no município de Ji-Paraná de 22 a 25 de maio. O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani, informa que entre outros convidados, a Ministra de Agricultura, Teresa Cristina, deverá participar da abertura do evento.

Estaremos lá

Como nos anos anteriores, o programa “Campo e Lavoura” apresentará pela Rede TV! Em cadeia com 6 emissoras de rádios, mais a TV Cultura para Porto Velho e Candeias do Jamarí direto de Ji-Paraná de 22 a 25 de maio programas especiais, com entrevistas e depoimentos de autoridades, empresários e produtores rurais, mostrando o que representa para economia da região Norte o maior evento voltado para o agronegócio. Os programas serão apresentados ao vivo com apoio da Rede TV! Em Ji-Paraná, das 6:00 às 7:00.

Prejuízos

Governo e prefeituras terão que investir pesado para recuperar rodovias estaduais e estradas vicinais, uma vez que os prejuízos causados pelas fortes chuvas em todo estado estão provocando estragos na economia regional, que vai desde a coleta do leite nas propriedades rurais ao escoamento de outros gêneros de primeira necessidade, como hortaliças e legumes.

Em cima da hora

De acordo com informações repassadas pelo telefone, no município de Nova Mamoré, algumas comunidades rurais estão isoladas em consequência das chuvas, o trânsito só é possível através de barcos.



Deixe o seu comentário