Porto Velho/RO, 24 Março 2024 03:50:17
Diário da Amazônia

Equipe atua nos 52 municípios de Rondônia

Desafio da equipe é ampliar o número de leitores; comercial investe em campanhas.

Por Ariadny Medeiros Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/09/2015 às 15h45min

Funcionários do jornal Diário da Amazônia durante comemoração do aniversário de 22 anos; autoridades destacam a importância do veículo de comunicação em Rondônia

Funcionários do jornal Diário da Amazônia durante comemoração do aniversário de 22 anos; autoridades destacam a importância do veículo de comunicação em Rondônia

Em comemoração aos 22 anos do Diário da Amazônia o Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) realizou um café da manhã em sua sede. O evento contou com a presença de autoridades, parceiros, funcionários e amigos do jornal. No início da cerimônia foram proferidas algumas palavras pelo pastor Solano Ferreira e padre Pedrinho, a respeito da importância dos princípios éticos e morais na condução de um empreendimento jornalístico.

Em seguida Marcelo Freire, editor-chefe do jornal Diário da Amazônia relembrou que fez parte da primeira equipe do jornal “tive o prazer de participar da inauguração. Passamos pela era da máquina de datilografia, mas o Diário já nasceu informatizado. Passamos pela era da internet e hoje estamos aqui trazendo a notícia com credibilidade e confiança”, afirmou.

Esteve presente na cerimônia a filha do primeiro assinante do Diário, Jenne Sampaio. Segundo ela, seu pai, Antônio Bezerra da Silva, era surdo mas se mantinha sempre informado com a leitura diária do jornal “ele não podia ter as notícias televisivas por esse problema, mas a leitura motivava a conhecer da realidade e não ficar aleatório a toda situação. Ele dava muita prioridade a isso e nos motivava a ler”, ressaltou Jenne.

Número de assinantes

Para os próximos anos o grande desafio será aumentar o número de assinantes e levar o jornal até o público jovem “nos dias de hoje com o crescimento da informação digital não é fácil você conseguir manter o jornal escrito, mas nós queremos aumentar e levar o maior número de jornais nas casas e inclusive fazer com os que jovens adquiram esse hábito”, ressaltou Ana Gurgacz, diretora-geral do grupo SGC. Ana afirmou que o Diário da Amazônia é o maior jornal do Estado “nós chegamos a todos os municípios com uma tiragem de 7,8 mil jornais por dia e mais de 3 mil assinantes”, concluiu ela.

O procurador da República, Reginaldo Pereira da Trindade, enfatizou a importância da imprensa no seu papel de informar com responsabilidade “a liberdade é o maior valor que temos no País e deve estar atrelada, obrigatoriamente, à responsabilidade”, disse. De acordo com Reginaldo, o Ministério Público Federal (MPF) reconhece o importante papel da imprensa motivadora de ações realizadas por eles “reverenciamos o trabalho da imprensa e consideramos nossa parceira, várias ações do MPF nasceram graças a imprensa, por nos cobrar insistentemente para que a gente sempre melhore”, conclui.

Comunicação sobrevive à crise

O jornal do grupo SGC sobreviveu à média do senso comum das empresas brasileiras “80% das empresas não sobrevive nos dois primeiros anos, de acordo com dados do Sebrae”, afirmou Emerson Castro, secretário-chefe da Casa Civil. Ele atribui esse fato à aproximação dos fatos com o leitor e principalmente com a verdade “as empresas de comunicação que sobrevivem às mudanças tecnológicas são as que se aproximam da verdade dos fatos. Neste ponto é necessário ter jornalistas livres, pensadores que permitam que os fatos venham até a mão do leitor”, informou Emerson ao analisar que também é papel da imprensa construir balizas e limites ao arbítrio do gestor levando a opinião pública para dentro das repartições.

A finalidade do jornalismo é informar sem que se obtenha vantagens financeiras ou pessoais “é levar informação aos nossos locais de trabalho, igreja, bairro, família e ao público em geral e não ser um veículo de língua afiada provocando discussões que nunca deveriam ter ocorrido”, alertou Liomar Carvalho, diretor-executivo do grupo SGC. Liomar ressaltou que nos últimos seis anos o Brasil perdeu oito grandes jornais que deixaram de circular por problemas financeiros “a justificativa é o impacto gerado pela forte desaceleração econômica combinado com uma crise de retração nos investimentos publicitários”, afirmou.

O editor de esporte do Diário da Amazônia, Ildefonso Valentim, representou os funcionários do diário no evento. Ele é o funcionário mais antigo do jornal, tendo acompanhado o crescimento desses 22 anos no Estado “trabalho aqui há 22 anos e 12 dias, já trabalhei na edição do caderno de polícia, nós somos uma família, eu faço o que eu gosto”, ressaltou Ildefonso. O editor explicou que o esporte faz parte da sua vida “eu também pratico para minha vida e minha saúde”, disse.

Durante a solenidade foi realizada a entrega do prêmio do sorteio de uma viagem para Manaus com acompanhante. O vencedor foi o músico e vocalista da banda Leão do Norte, Yesha’yahu Ben Yossef que recebeu o prêmio da equipe do Diário.



Deixe o seu comentário