Porto Velho/RO, 23 Março 2024 06:04:14
Diário da Amazônia

Equipe do Prêmio Jovem Cientista vai visitar escolas de Rondônia

Nos dias 23 e 24 de outubro, a equipe do Prêmio Jovem Cientista visitará 11 instituições de ensino de Rondônia para apresentar o tema..

A- A+

Publicado: 22/10/2014 às 15h26min | Atualizado 24/04/2015 às 06h01min

Nos dias 23 e 24 de outubro, a equipe do Prêmio Jovem Cientista visitará 11 instituições de ensino de Rondônia para apresentar o tema da 28ª edição, Segurança Alimentar e Nutricional.

Gestores, professores e estudantes do Ensino Médio receberão dicas para desenvolver os trabalhos de pesquisa e poderão tirar dúvidas sobre a participação no prêmio.

Entre as instituições visitadas estão a Secretaria de Estado de Educação, o Colégio Tiradentes, da Polícia Militar e a escola John Kennedy.
O Brasil tem papel decisivo no futuro dos alimentos. Possui vasto território agricultável e uma indústria de alimentos dinâmica e competitiva. Mas, também enfrenta grandes desafios que requerem soluções viáveis.

Dentre as principais questões, estão: como produzir alimentos sem degradar o ambiente? Como satisfazer às necessidades nutricionais de uma população que cresce e envelhece? Como diminuir o desperdício e aumentar a qualidade de nossa dieta?

De acordo com a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), mais de 900 milhões de pessoas no mundo se alimentam menos que o suficiente para serem consideradas saudáveis, um cenário que torna políticas públicas de segurança alimentar imperativas para o desenvolvimento social.

O debate também envolve a cadeia de produção dos alimentos e inclui as opções de transporte, armazenamento e conservação – do campo à mesa. Por tudo isso, o tema segurança alimentar e nutricional é estratégico e urgente na agenda da educação, ciência e inovação.

As inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista já estão abertas e se encerram no dia 19 de dezembro. Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, mestres e doutores interessados em participar encontram todas as informações sobre a premiação e as linhas de pesquisa no site www.jovemcientista.cnpq.br

Os estudantes do Ensino Médio ainda contam com Webaulas sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que ajudam a dar os primeiros passos na elaboração da pesquisa.

É um material didático gratuito e online que traz vídeos, reflexões, dados, infográficos e alguns desafios importantes que os estudantes podem ajudar a resolver. Para acessar as webaulas, visite: http://www.jovemcientista.org.br/webaulas.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil. (AI)



Deixe o seu comentário