BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Escola Balão Mágico homenageia Grupo Eucatur em Rolim de Moura

A escola foi fundada em maio de 1.986 e conta hoje com 775 alunos matriculados na educação infantil

Publicado: 16/08/2019 às 16h08
Atualizado: 16/08/2019 às 16h12

A Escola Municipal de Educação Infantil Balão Mágico prestou na última semana uma homenagem ao Grupo Eucatur, que completou mais de meio século de existência. O reconhecimento à empresa, que une o espírito empreendedor à força familiar foi durante as festividades alusivas ao aniversário de emancipação política de Rolim de Moura, que completou 36 anos no último dia cinco de agosto.

Para comemorar essa data, as escolas da rede pública municipal realizaram diversas atividades; a Balão Mágico, um desfile pelas principais ruas e avenidas com direito a homenagem a Eucatur, que desbravou essa região, em meados de 1964.

O desfile promovido pela escola mobilizou gestores educacionais, pais de alunos e estudantes da Escola Balão Mágico, média de 800 pessoas, que de forma muito criativa retrataram a colonização do Município, com a chegada de famílias que migraram de outras unidades da Federação para Rondônia; as potencialidades extraídas do campo, que é base da economia de Rolim de Moura; as profissionais de maior notoriedade; o esporte e a cultural da cidade e os personagens da história infantil.

A Eucatur, conhecida antes como Empresa União Cascavel foi uma das grandes homenageadas pela Escola Balão Mágico, que destacou sua relevância no processo colonização do Estado; na abertura de estradas na região e na interligação do Sul ao Norte do Brasil, desbravado pelo casal Nair e Assis Gurgacz, que percorreu mais três mil quilômetros em uma época onde tudo estava por fazer.

“Nessa homenagem contamos com a colaboração de maridos, pais, filhos, estudantes e professores para que tudo saísse perfeito. Conseguimos confeccionar os primeiros ônibus da Eucatur com material reciclável, um resgate vivo da nossa história. As professoras trabalharam com documentários em sala de aula durante toda a semana e destacaram o espírito aguerrido da Família Gurgacz”, disse Eloides Pereira, diretora da Escola.

Para a professora Roseli Paulino um momento extremamente importante para os alunos da Escola Balão Mágico, que durante a semana trabalharam varias temáticas alusivas ao aniversário de Rolim de Moura.

“É extremamente importante esse resgate da história, abordando todos os processos e sua evolução, falamos dos acontecimentos da época e a importância da Eucatur. Os pais elogiaram muito, porque os alunos conversaram com eles sobre o que aprenderam. Ações como essa enriquecem muito o processo de ensino aprendizagem, principalmente quando todos estão envolvidos no processo: pais, alunos e professores”, ressaltou Roseli.

A felicidade era muito nítida no semblante das crianças, e os pais corujas acompanharam todo itinerário registrando cada momento. O desfile contou com reforço na segurança e participação da fanfarra da Escola Adventista.

“Eu gostei muito de ter participado. O sol ta quente, mais diverti bastante. Depois vamos para escola para aprender mais sobre nossa cidade”, declarou Guilherme Einik, estudante.

O aluno Antônio Ricardo não se conteve ao dividir com outro coleguinha, Miguel da Silva a felicidade em conduzir o ônibus da Eucatur, feito de material reciclável. “Eu dirige o ônibus com o Miguel me ajudando. Teve até policia na rua nos protegendo. Na escola aprendemos que não podemos correr, e temos que respeitar os pedestres. Foi tudo muito legal”, afirmou Ricardo.

Por Wilson Neves

Deixe o seu comentário