Porto Velho/RO, 23 Março 2024 06:03:10
Diário da Amazônia

Escola de Trânsito oferta cursos na capital e interior

Escola Pública de Trânsito incentiva a formação de novos profissionais em vinte cursos.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/06/2017 às 06h50min

O respeito à vida é destacado durante a aula de Andreia

Ana Carolina trabalha com transporte de cargas aéreas há mais de oito anos. Atualmente desempregada, decidiu buscar novas oportunidades participando do curso de Formação de Condutores de Veículos de Transporte Escolar, realizado pela Escola Pública de Trânsito de Rondônia.

Ela conta que por ser mulher sofreu vários preconceitos na área de transporte de cargas, e por isso decidiu ampliar seu conhecimento.

“Em vários lugares onde deixei meu currículo tive a resposta de que eles estavam contratando apenas homens. Eu me sinto muito capaz de realizar o mesmo trabalho que eles”, desabafou.

Apaixonada pela profissão, Ana Carolina decidiu encarar o desafio de transportar vidas, e viu que a responsabilidade é grande. “Ainda mais na área escolar, onde a maioria é criança. Mas ao mesmo tempo é gratificante saber que um pai confia a vida do seu filho a você, e poder levá-lo para a escola e depois deixar em casa com segurança”.

De acordo com a coordenadora da Escola Pública de Trânsito de Rondônia, Rosana Matos, cerca de três mil pessoas participam, por ano, dos mais de 20 cursos de formação e atualização ofertados pela instituição.

“A procura pelos cursos oferecidos é muito grande. Os cursos são ofertados na capital e interior. Trabalhamos a formação especializada de profissionais que atuam diretamente no trânsito, contribuindo com a ética e compromisso desses profissionais para a construção de um trânsito responsável e seguro”.

A coordenadora também destaca a parceria feita com órgãos e instituições, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Tribunal de Justiça para realizar a capacitação e atualização dos profissionais que trabalham com o transporte de passageiros.

Luzimar Oliveira, motorista de transporte coletivo há dez anos, também participa do curso de transporte escolar. “Esta capacitação é muito importante. Temos sempre que nos aperfeiçoar e ganhar novos conhecimentos. Acredito que trabalhar no transporte escolar seja mais fácil do que no transporte coletivo”.

O sargento do Corpo de Bombeiros Alan Marques participa do curso de Formação em Condutor de Transporte de Emergência, e destaca a importância de estar sempre atualizado. “O trânsito é muito violento e o curso nos traz uma reflexão sobre nossas atitudes no dia a dia”.

A professora Andreia Melo, que ministra aula na turma de transporte escolar, falou da importância das aulas para a sociedade em si. “Além da formação de novos profissionais, o curso chama a atenção para uma visão educativa, com motoristas conscientes e responsáveis para contribuir com um trânsito melhor”.



Deixe o seu comentário