Porto Velho/RO, 22 Março 2024 01:03:12
RONDÔNIA

Escolas comemoram centenário de Porto Velho

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta semana a  agenda de atividades referentes ao projeto Comemoração ao..

A- A+

Publicado: 24/09/2014 às 13h16min | Atualizado 28/04/2015 às 23h33min

Avenidade Presidente Dutra, no Centro de Porto Velho

Avenidade Presidente Dutra, no Centro de Porto Velho

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta semana a  agenda de atividades referentes ao projeto Comemoração ao Centenário de Porto Velho pela Rede Municipal de Ensino.
No dia 2 de outubro, data de criação do município, acontecerá solenidade de lançamento do projeto, apesar de que nas escolas e departamentos da Semed já estejam ocorrendo diversas ações comemorativas. O evento acontecerá a partir das 9h, em frente ao Palácio Tancredo Neves, sede do Executivo Municipal.
Segundo Josineide Macena, diretora do Departamento de Educação, na solenidade no dia 2 haverá tendas para acolher membros das famílias mais tradicionais da cidade e ônibus para transladá-los de suas residências até o local da festa.
Também serão colocados à disposição de todas as escolas municipais da zona urbana, diversos ônibus para o transporte dos alunos.
Além dos profissionais da Semed, o evento contará com a banda de música do

Vista do antigo Mercado Municipal e o Palácio do Governo ao fundo

Vista do antigo Mercado Municipal e o Palácio do Governo ao fundo

Exército, membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, representantes dos Soldados da Borracha, agentes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), servidores da Fundação Cultural do município além de outros parceiros.
Josineia Araújo, secretária em exercício da Semed, explicou que entre as atividades programadas para o dia constam diversas manifestações culturais, como apresentações musicais por parte de alunos das escolas municipais de música, números de dança pelos membros do Projeto Pirueta, a entoação dos hinos do Estado e do município pelo coral da Escola Joaquim Vicente Rondon, entre outras mostras.
Também será ofertado aos presentes um grande bolo, de cerca de dois metros de altura, para que se comemore o aniversário do município. Para a solenidade, será interditada durante toda a parte da manhã a avenida Dom Pedro II, entre as ruas José Bonifácio e Gonçalves Dias.
Entre as atividades oferecidas, estão sendo promovidas palestras em escolas da rede municipal de ensino e passeios com aulas aos principais lugares históricos da cidade. O ministrante das aulas é o professor e jornalista Anísio Gorayeb.
“As palestras nas escolas já foram iniciadas. Amanhã mesmo acontecerá nas escolas João Ribeiro Soares e Antônio Ferreira da Silva. Nessa primeira etapa, estão sendo priorizadas as escolas que mais se destacaram nos resultados finais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, esclareceu Josineide.
As palestras e as visitações aos pontos históricos acontecerão de setembro a outubro. Será disponibilizado ônibus para o transporte de alunos e professores.
Na sexta, 26, o trabalho será voltado exclusivamente aos servidores da Semed e diretores das escolas. O objetivo é afinar o discursos quanto aos conteúdos sobre a formação histórica e cultural do nosso município.

Entre as atividades oferecidas estão sendo promovidas palestras em escolas da rede municipal.

Feiras de Conhecimentos está confirmada

Josineia Araújo confirmou a programação comemorativa

Josineia Araújo confirmou a programação comemorativa

A diretora do Departamento de Educação da Semed, Josineide Macena,  explicou ainda que durante o mês de outubro, acontecerão também as Feiras de Conhecimentos em todas as unidades de ensino da zona urbana.
Todas trabalharão com a temática do centenário e poderão desenvolver trabalhos de diferentes tipos, tais como produções em pintura, escultura, textos, peças teatrais, composições musicais e outras.
“As equipes da Semed estarão todas envolvidas com essas atividades e durante o próximo ano daremos continuidade ao projeto levando as ações para as outras escolas, tanto da zona urbana como rural, independentemente dos resultados no Ideb”.
É fundamental para os alunos que os ajudemos a se interessar pelo centenário da cidade. A formação escolar pressupõe também conhecer e valorizar o local onde se vive, e Porto Velho é uma cidade que merece o amor de todos.(AI)

 As visitações aos pontos históricos acontecerão ao longo dos meses de setembro e de outubro.
Josineia Araújo, semed



Deixe o seu comentário