Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:08:05
Diário da Amazônia

Escolas estaduais recebem “Aulão”

Mobilização é uma forma de incentivar os estudantes que farão as provas do Enem.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 30/08/2016 às 06h15min

Alunos do Colégio Tiradentes participam do Aulão preparatório para o Enem

Alunos do Colégio Tiradentes participam do Aulão preparatório para o Enem

O Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Porto Velho, recebeu, no sábado (27), o segundo ‘Aulão’ promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com o Colégio Objetivo, que visa fortalecer os conteúdos adquiridos ao longo do ano para alunos que vão fazer as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

As matérias apresentadas foram ciências humanas, redação e matemática. “Matemática sempre foi o tabu dos alunos. Sabemos que é um conteúdo pesado, mas sempre buscamos repassar todas as matérias de forma prática”, disse Wendel Ramos, professor de matemática das redes privada e pública em Porto Velho.

Wendel explicou que o projeto Aulão rende, porque coloca o aluno com o professor no mesmo rumo. O professor direciona o aluno de forma prática e o aluno é cobrado com o máximo de conteúdo específico.

No Colégio Tiradentes tem o Terceirão, projeto implantado em algumas escolas da rede estadual em Porto Velho. Os professores bem preparados vão orientando os alunos sobre as matérias do exame e reforçando o que os alunos aprenderam em toda sua vida escolar.

Kátia Jackeline, orientadora do Tiradentes, afirmou que “desde o começo do ano os professores foram orientados a preparar os alunos para o Enem. Durante os sábados, os alunos também participam do Terceirão, projeto da escola para os alunos interessados em reforçar os conteúdos que vão cair no exame”.

Os alunos também são orientados quanto à carreira profissional que desejam seguir. Os professores mais a psicóloga do colégio agem na desglamourizarão das carreiras.

“Muitos alunos pensam que um médico só fica no consultório, atende a um paciente e pronto, assim como também pensam que um arquiteto ou engenheiro fica só fazendo projetos. Mostramos que não é bem assim, que os profissionais suam todo dia, vão lá e se envolvem com as áreas das profissões, que as profissões não são só glamour”, relatou Katia.

RO pela educação será retomado em setembro

Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes, Maria Vitória estuda sempre que pode nas horas vagas. Ela sonha em fazer Direito. Ela conta que se prepara desde o começo do ano para o Enem na escola, aos sábados faz o Terceirão e quando chega em casa assiste alguns vídeos para fortalecer o que já aprendeu.

O projeto tem como objetivo priorizar o Enem, facilitando a forma de abordagem dos temas que cairão no exame. Bruna Hernandes, assessora pedagógica do Colégio Objetivo, contou que nos ‘Aulões’ os alunos estão bastante participativos. “Os professores motivam alunos e orientam para que eles absorvam o máximo de conhecimento”.

Rondônia pela Educação

Com o slogan “Todos pelo Enem, você também”, a 1ª etapa do Movimento Rondônia pela Educação ocorreu em julho e agosto, quando alunos que cursam o 3º ano do Ensino Médio foram orientados a respeito da importância do exame para o prosseguimento dos estudos e da conquista de vagas no trabalho.

A Universidade Federal de Rondônia (Unir), Fimca, Metropolitana, Uniron e Instituto Federal de Educação (Ifro) atualmente montam cronograma da 2ª etapa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016.

Liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e apoiado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o Movimento já atendeu a 29 escolas públicas estaduais da capital e distritos.

Segundo a coordenadora estadual, Raquel Serbino, em 33 palestras o Movimento explicou a 1.840 jovens sobre notas de corte; e forneceu também informações a respeito dos principais programas, entre os quais o Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Dezessete professores voluntários trabalharam na execução das atividades.

 



Deixe o seu comentário