Porto Velho/RO, 20 Março 2024 05:26:03
Diário da Amazônia

Esperança e otimismo para o agronegócio em Rondônia

Otimismo Depois do Carnaval, começa o ano de 2019 com muita esperança e otimismo para o agronegócio em Rondônia. Vários fatores..

A- A+

Publicado: 24/03/2019 às 06h00min

Otimismo

Depois do Carnaval, começa o ano de 2019 com muita esperança e otimismo para o agronegócio em Rondônia. Vários fatores apontam que o estado está começando um novo ciclo de crescimento econômico e melhoria a quem produz e acredita que as soluções para as crises estão vindo do campo principalmente para as classes menos favorecidas. Claro, naturalmente nada será fácil, todavia com esforço e boa vontade as barreiras estão sendo quebradas com o agronegócio dando as respostas esperadas.

Carne e soja

É importante, os governantes continuar olhando com muito carinho para a produção de carne e soja, em Rondônia, que representa 76% da economia regional gerando emprego e renda nas áreas rurais e urbanas, entesourando recursos para tapar buracos de outros setores, em eventos inesperados como as cheias do Madeira. A economia rondoniense no campo é forte, mas se faltar infra-estrutura e apoio dos poderes constituídos a vaca pode ir para o brejo. É bom ficar atento!

Cafés clonais

Alaerto Luiz Marcolan, gaúcho de Santa Maria, Gremista, Chefe Geral da Embrapa, em Rondônia informa que a instituição de pesquisas neste estado conseguiu identificar dez clones de cafés conilon para melhorar a produtividade no campo, oferecendo aos produtores rurais outras opções, inclusive para melhorar a polinização nas lavouras. A Embrapa, indiscutivelmente realiza trabalhos de pesquisas no campo com excelentes resultados.

Se desdobrando

O vice-governador José Jodan e o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, estão se desdobrando para atender as reivindicações dos pequenos e médios produtores rurais, que nos últimos tempos estão enfrentando sérias dificuldades para transportar até os centros consumidores tudo que eles colhem no campo. As fortes chuvas atrapalham abrindo buracos e crateras nas rodovias vicinais.

Negócios

As rodadas de negócios organizadas pela Empresa Autárquica de Pesquisa e Extensão Rural (Emater), em parceria com a secretária de Agricultura (Seagri) segundo o presidente Luciano Brandão vêm apresentando bons resultados, com a presença de produtores rurais e empresários do setor de implementos agrícolas realizando bons negócios. Isso é bom!

Os acreanos estão chegando

O governo do Acre estará presente com força total na 8ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná entre os dias 22 e 25 de maio de 2019, apresentando seus produtos regionais, nas áreas das agroindústrias e artesanatos. De lá também estarão presentes os bovinos da raça Senepol do grupo Taquari mostrando a força da pecuária no estado vizinho.

De cabeça para baixo!

Como diria o poeta. As dificuldades foram criadas para ser superadas. Nem sempre é assim. Um retrato fiel desta afirmativa pode ser constatado nas figuras das famílias que ao longo dos séculos residiram, produzindo e pescando para sobrevivência as margens do Rio Madeira. De um momento para outro após o complexo das Usinas do Madeira ser instaladas a vida de centenas de famílias virou de cabeça para baixo.

Por uma questão de justiça!

O trabalho do Corpo de Bombeiros de Rondônia tem prestado um serviço exemplar no atendimento as famílias ribeirinhas e pequenos produtores rurais do Baixo Madeira. A equipe comandada pelo coronel Farias tem feito a diferença.

Estaremos lá

O programa “Campo e Lavoura” estará realizando uma cobertura especial da 8ª Rondônia Rural Show, com entrevista de autoridades, empresários, produtores rurais e visitantes.



Deixe o seu comentário