Porto Velho/RO, 27 Março 2024 02:39:56

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 01/07/2020 às 06h00min | Atualizado 30/06/2020 às 21h09min

A- A+

Está em curso a peleja mais esperada nas últimas décadas em Rondônia

Políticas de estado Em um ano e meio de governo Bolsonaro, o balanço mais óbvio verificado é que as crises, os erros graves, a má..

Políticas de estado

Em um ano e meio de governo Bolsonaro, o balanço mais óbvio verificado é que as crises, os erros graves, a má imagem e as deficiências se concentram na chamada “ala ideológica”. Os problemas não acontecem porque esses ministros tenham suas crenças e visões do mundo, direito assegurado a cada um, mas por impor crenças e opiniões pessoais em lugar das políticas de Estado, prática sempre desastrosa. As políticas de Estado estão acima de tudo e de todos, somente abaixo da Constituição.

Quanto aos ministros da “ala técnica”, apesar das crises econômica, sanitária e ambiental, seu comportamento, rigorosamente calcado nas políticas de Estado, mantém a confiança em que o governo possa funcionar e corrigir seus erros freando os ministros destoantes. Com isso as políticas de Estado prevalecerão, sem demérito para as crenças e ideologias, direitos individuais perfeitos quando não desorientam as práticas de governo, que requerem diálogo e busca pelo consenso.

Um caso exemplar de boa prática de governo e perfeita execução da política de Estado é a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Para ela, o Brasil ganhará muito mais sem devastar a Amazônia. Sendo seu setor o único esteio da economia nacional que ainda não foi ao chão pela pandemia, seria importante que o governo a ouvisse e concentrasse as ações de governo, daqui por diante, nas áreas técnicas.

………………………………………….

A revanche

Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo! Está em curso a peleja mais esperada nas últimas décadas em Rondônia, envolvendo o projeto de reeleição do prefeito Hildon Chaves (PSDB) contra seu cruel predador com suas garras afiadas e asas crescidas, o deputado federal Leo Moraes (Podemos). Ambos sinalizam claramente que decidiram pelo enfrentamento em novembro e como as onças  já começaram a demarcar território.

A polarização

Com os dois titãs da política local em confronto, a eleição a prefeito em Porto Velho começará polarizada. Como a política não é uma ciência exata, mais na frente pode surgir algum nome surpreendendo na reta final e levando tudo no papo como já aconteceu em pleitos anteriores consagrando vitórias consideradas impossíveis. A batalha já começou com pandemia e tudo e abre com uma polarização equilibrada. 

No interior

No interior do estado o cenário ainda é de indefinições em alguns polos regionais importantes. Em Vilhena, o prefeito Eduardo Japonês (PV) que confirma a disposição de ir a reeleição espera uma definição do clã Donadon, de onde deve sair seu principal rival. Em Ariquemes onde o prefeito Thiago Flores desistiu da disputa, seus oponentes oposicionistas – inclusive o vice prefeito Foladorzinho – ainda não chegaram a um acordo. Mas existem vários nomes cogitados, de Tziu a Ernandes Amorim.

Obras federais

A retomada de obras federais em Rondônia foi destacada pelo deputado federal coronel Chrisóstomo, enfatizando a retribuição do presidente Jair Bolsonaro com o estado que lhe consagrou com uma das maiores vitórias no País no pleito presidencial. Para ele, tanto a conclusão da Ponte do Abunã, ligando Porto Velho a Rio Branco como o início da pavimentação da BR 319, entre Porto Velho e Manaus, mesmo em tempos bicudos, demonstram a prioridade  das esferas federais com nosso estado.

Os confrontos

As fugas nos presídios da capital, engendradas por organizações criminosas e com vacilos na esfera da segurança pública e os confrontos entre o Comando vermelho, seção de Rondônia, com o Primeiro Comando do Panda (PCP), agrupamento criminoso de bandeira rondoniense buscando expansão para os estados vizinhos tem aumentado nos últimos meses e resultando em sangrentas disputas em bairros  periféricos da capital.

Via Direta

*** Em junho crimes bárbaros foram praticados no estado, além dos feminicídios que estão ficando cada vez mais frequentes. Em Ariquemes, um pai matou a filha a pauladas para se vingar da ex-esposa ***. Em Porto Velho aquele caso de decapitação filmado e colocado na internet por adolescentes. O aumento acelerado de defuntos vítimas do corona vírus no cemitério Santo Antônio também marcou o mês de junho *** Em tempos de pandemia do coronavírus duas obras propaladas nos últimos anos pela classe política rondoniense deixaram a pauta da União *** Trata-se da ponte binacional em Guajará Mirim e a Usina hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste, no Vale do Jamari *** Obras importantes para o desenvolvimento de duas regiões progressistas do estado, ainda mais Guajará Mirim que está jogada as traças. Cabe a bancada federal do estado se mobilizar. 

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas