Porto Velho/RO, 24 Março 2024 08:23:01
Diário da Amazônia

Estado crítico no estoque de sangue do Hemocentro de Ji-Paraná

A situação já não estava nada boa, e agora, com a chegada do Coronavírus, o estoque de sangue no município de Ji-Paraná que atende..

Por J. Nogueira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 22/03/2020 às 20h52min

A situação já não estava nada boa, e agora, com a chegada do Coronavírus, o estoque de sangue no município de Ji-Paraná que atende toda a região central do Estado, e até outras cidades, quando preciso, ficou ainda mais crítico. A informação foi passada ontem pela a Assistente Social, Cleide Araújo servidora do setor. Segundo ela, nas duas últimas semanas a ausência do doador, especialmente, o voluntário, caiu em mais de 50%. Mesmo assim, ela garantiu que todas as cirurgias que necessitam de sangue, estão sendo realizadas.

No final da manhã de ontem, Cleide Araújo recebeu a reportagem do Diário da Amazônia e pediu a compreensão dos doadores no sentindo que os mesmos compareçam ao Hemocentro, nesse momento difícil que passa todo o país. “Precisamos desses doadores, nosso estoque está bem abaixo no limite, e isso, é muito grave. Que todos os doadores tenham consciência que podem salvar vidas”, declarou.

Como doar sangue em tempos de Coronavírus

Com a procura, sempre constante por sangue pelas as unidades de saúde pública e privada, e a baixa presença de doadores, Cleide Araújo lembrou que mesmo em quarentena, com exceção de pessoas infectadas, como elas podem se dirigir ao Hemocentro obedecendo os seguintes critérios: Ficar menos tempo no Hemocentro. Já comparecer alimentado, não vim acompanhado (a) de crianças, evitar estar acompanhada de pessoa que não seja doadora e evitar ir ao Hemocentro apenas para buscar exames.

Em casos de dúvidas o doador pode ligar no telefone móvel 9 9287 – 1247 (WhatsApp) ou pelo fixo 3421 – 1615. Todos os Hemocentros de modo geral está com o estoque baixo de todos os tipos de sangue. Antes de surgir o Coronavírus, o estoque ficava no limite, e agora, a ausência do doador já passa de 50%.



Deixe o seu comentário