Porto Velho/RO, 23 Março 2024 12:56:08
Diário da Amazônia

Estado reúne lideranças empresariais para discutir o turismo

Encontros aproximam o poder público e os atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas de Rondônia.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/03/2020 às 10h23min

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) atua com o objetivo de viabilizar a regionalização do turismo em Rondônia. Ao longo da semana, equipe técnica esteve reunida com representantes de órgãos públicos, empresários e conselhos de Turismo nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Vilhena, Cabixi, Alta Floresta do Oeste, São Francisco do Guaporé, Ariquemes e Machadinho do Oeste.
A proposta, de acordo com o superintendente Gilvan Pereira, é fortalecer os sete pólos regionais, formando as Instâncias de Governança, uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, que tem o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em âmbito regional. Conforme o Ministério do Turismo, essas Instâncias podem assumir estrutura e caráter jurídico diferenciados, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcio ou outro tipo de colegiado.
Gilvan Pereira disse que as reuniões são extremamente produtivas, principalmente quanto ao incentivo. “O objetivo é que todos saiam desses encontros impactados. E a Setur quer manter essa proximidade com os municípios para podermos alavancar o turismo em Rondônia”, destacou o superintendente. Ele abordou 10 eixos que os municípios podem seguir para desenvolver o turismo rondoniense. Entre os eixos estão a Governança, Capacitação, Empreendedorismo e Atração de Investimentos, Criação de fluxo e demandas, Educação e Promoção.
Gilvan entende que este é um momento muito importante para o turismo no nosso estado e que encontros como este são extremamente necessários para promover a proximidade entre os empresários, lideranças do segmento, cidadãos e o governo de Rondônia.

Em Porto Velho

Em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves esteve reunido com o subsecretário Euzébio Lopes, de Desenvolvimento Socieconômico e Turismo (Semdestur), e técnicos da pasta para analisar o projeto de revitalização da praia do distrito de Jacy-Paraná. A iniciativa visa proporcionar maior conforto e oferecer serviços em fomento a hospitalidade, contribuindo para valorizar toda a extensão da praia, que é tida como um importante ponto turístico da Capital.
O projeto de revitalização da praia contempla a construção de seis quiosques, um pier e várias duchas distribuídas pela praia, com um investimento orçado em torno de um milhão de reais. Depois de apresentado o projeto base, o prefeito sugeriu que as estruturas dos quiosques fossem reforçadas e construídas em concreto para que sejam permanentes, seguras e não demande tanta manutenção.
Ainda de acordo com o prefeito, o local é um importante ponto turístico de Rondônia e merece ter uma revitalização para que possa receber cada vez mais turistas interessados em apreciar lazer e as belezas naturais do estado. “O projeto sofreu algumas alterações e agora esperamos que em um prazo de 30 dias seja atualizado para que possamos licitar a obra ainda neste ano”, disse Hildon Chaves.



Deixe o seu comentário