Porto Velho/RO, 24 Março 2024 16:02:07
Diário da Amazônia

Estado terá Movimento pela Educação

Federação das Indústrias lança no próximo dia 23 o movimento em Rondônia.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/05/2016 às 05h00min

Reunião no Senai/RO trata sobre o lançamento do Movimento Rondônia pela Educação Ascom/Fiero

Reunião no Senai/RO trata sobre o lançamento do Movimento Rondônia pela Educação Ascom/Fiero

O lançamento estadual do Movimento Rondônia pela Educação acontece no próximo dia 23 de maio, às 9h, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte; do diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Santos, do governador Confúcio Moura, para assinatura do termo de adesão.
A experiência bem-sucedida gestada pela Fiesc motivou a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) a replicar no Estado, o Movimento Rondônia pela Educação como forma de melhorar os indicadores da educação local.

A proposta, segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, é reunir representantes dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, dos setores educacionais, da sociedade civil e do Poder Público, comprometidos com a causa de contribuir para Rondônia entrar em uma rota de inovação e de desenvolvimento social econômico, tendo como mola propulsora da educação.

Thomé lembra que o voluntariado é uma prática ainda pouco difundida no Brasil e deve ser estimulado, sobretudo na área educacional. “Acredito na força do voluntariado como forma de atrairmos mais pessoas para uma causa que é essencial para o desenvolvimento do País. Nós temos que disseminar e difundir o conceito do voluntariado”, disse.

A indústria reconhece a importância da Educação como fator de melhoria da produtividade e de aumento da competitividade e apoia iniciativas que possam gerar na indústria rondoniense o ambiente propício para a elevação dos níveis educacionais de seus trabalhadores, como também de conhecimentos e novas ideias que possam resultar em inovação.

O movimento tem na adesão da indústria, a sua força propulsora. Porém, também inclui o chamamento das instituições compromissadas com a superação da fragilidade da educação brasileira nos aspectos relacionados à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. Para ser signatária do Movimento Rondônia pela Educação é preciso expressar essa intenção, assinando o termo de adesão.

A coordenação do programa está a cargo da Especialista em Gestão Escolar, com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Raquel Volpato Serbino, detentora de extenso currículo na área educacional.

Sebrae e Fiero investem nas pequenas indústrias

Empresários da região central do Estado participaram na última semana do lançamento do Projeto de Fortalecimento das Indústrias de Alto Potencial de Rondônia, no município de Ji-Paraná. O movimento, idealizado pelo Sebrae e pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), visa capacitar donos de pequenas indústrias rondonienses a competir com grandes empresas do mercado nacional e internacional. Em princípio, 40 empresas com faturamento de até R$ 360 mil por ano serão atendidas, com prospecção de alcançar empresas de pequeno porte que faturam até R$ 1,5 mi ao longo do ano.

Presente no lançamento, o diretor técnico do Sebrae disse que o projeto é extremamente importante para a economia do Estado por focar na indústria de pequeno porte. “Queremos que nossos empresários sejam visionários e tenham condições de expandir seu negócio, com perspectivas de negociar até com outros países”, argumenta.

O projeto trabalha o modelo de excelência de gestão (MEG) e aplica os critérios da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), levando consultorias a esse público-alvo para aumentar sua competitividade com a inovação de processos produtivos, redução de desperdícios e adequação de produtos e embalagens.

Segundo João Machado, analista técnico do Sebrae e gestor do projeto, outra meta é ampliar a capacidade de geração de negócios por meio da realização de rodadas de negócios, missões empresarias e exposição em feiras no Brasil e no exterior para conquistar novos mercados e aumentar o faturamento. “Nosso desafio é fortalecer e desenvolver essas indústrias, tornando-as muito mais eficientes no mercado. Acreditamos que seja possível através desse suporte e parceria”, detalhou.

A empresária Gerusa Pasini Hader, da empresa Nutri Nature de Mato Grosso, foi vencedora do Prêmio Excelência em Gestão do Sebrae. No evento, ela destacou as ações adotadas na empresa que resultaram no reconhecimento público.



Deixe o seu comentário