Porto Velho/RO, 26 Março 2024 17:22:08
Diário da Amazônia

Estados Unidos são um dos parceiros fundamentais do Brasil

Encontro Empresarial sobre Oportunidades de Investimento em Infraestrutura no Brasil.

Por Agência Brasil
A- A+

Publicado: 29/06/2015 às 17h05min

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (29) que o Brasil quer ampliar as relações com os Estados Unidos, não apenas entre os governos, mas também com as empresas norte-americanas, a sociedade e com a academia. Segundo ela, os Estados Unidos são um dos parceiros fundamentais do Brasil tanto no que se refere ao comércio quanto aos investimentos.

Em discurso de encerramento do Encontro Empresarial sobre Oportunidades de Investimento em Infraestrutura no Brasil, em Nova York, Dilma Rousseff disse que o Brasil e os Estados Unidos têm uma longa história de cooperação e integração econômica; e que compartilham uma trajetória de experiências comuns.

Os norte-americanos são o principal investidor estrangeiro no Brasil, com investimentos que somam US$ 116 bilhões em 2013. Três mil empresas dos Estados Unidos atuam no Brasil em áreas como petróleo, gás, energia elétrica, bancos, telecomunicações, atividades imobiliárias, automóveis, metalurgia e agricultura.

As empresas brasileiras têm um estoque de US$ 15,7 bilhões investidos em negócios como alimentação, siderurgia, serviços de informação e produtos farmacêuticos.

A presidenta disse que o Brasil tem interesse em parcerias na área de educação, ciência, tecnologia e inovação. E comentou que a visita à Califórnia tem o objetivo de aprofundar contatos em três áreas: tecnologia da informação, biotecnologia e de defesa, sobretudo, aeroespacial.

Dilma disse ainda que o Brasil e os Estados Unidos têm muitas semelhanças. “O Brasil é um país continental como os Estados Unidos; nós temos um grande mercado consumidor; somos uma economia de mercado; temos tradição de transparência; respeitamos contratos; e temos uma institucionalidade bastante forte no que se refere à segurança jurídica”. Ela acrescentou que os dois países são sociedades democráticas com instituições sólidas, estabilidade política e que respeitam a liberdade de imprensa.

A presidenta concluiu dizendo que o Brasil considera que todos os grandes investidores, os pequenos e os médios, de todas as regiões do mundo, são bem-vindos.

Dilma Rousseff viajou para Washington logo depois do discurso. À noite, o presidente Barack Obama oferece um jantar em homenagem à colega brasileira, na Casa Branca. Amanhã (30), a presidenta Dilma tem um encontro de trabalho com Obama. Na quarta-feira (1ª), ela viaja para a Califórnia onde visita universidades norte-americanas e encontra empresários.



Deixe o seu comentário