Porto Velho/RO, 20 Março 2024 06:08:47
Diário da Amazônia

Estagiário descobre planeta no 3º dia de treinamento na Nasa

Jovem de 17 anos trabalhava com dados do satélite "caçador de planetas"

A- A+

Publicado: 13/01/2020 às 11h37min

No terceiro dia de treinamento na Nasa, agência espacial norte-americana, Wolk Cukier, de 17 anos, encontrou um novo planeta. Ele examinava dados do satélite de pesquisa de exoplaneta em transição, o Tess.

O planeta, a 1.300 anos-luz daqui, é 6,9 vezes maior que a Terra e fica próximo a duas estrelas. O astro foi batizado de Eleanor, em referência à personagem da obra “Contato”, escrita por Carl Sagan.

A descoberta foi feita no meio do ano passado. Uma comissão de especialistas fez a checagem para confirmar a suspeita e concluir que se tratava mesmo um novo exoplaneta.

Ele é um dos estagiários no Goddard Space Flight Center, instituto de pesquisa da NASA em Greenbelt, nos EUA. Faltava um ano para que ele terminasse o ensino médio em Nova York.

Cukier é fã de Star Wars. Na série de filmes de ficção, Tatooine, planeta onde vivia Luke Skywalker é representado com dois sóis.

O projeto TESS convida pessoas para serem voluntárias a avaliar padrões de brilho das estrelas em busca de novos planetas.

FONTE: Catracalivre



Deixe o seu comentário