Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:58:34

Política &

coluna

Publicado: 20/11/2018 às 00h22min

A- A+

Estamos falidos, sem perspectiva imediata de solução

FRASE DO DIA: “Não obstante a elevada importância do Poder Judiciário é preciso que a política volte a liderar o desenvolvimento do..

FRASE DO DIA:

“Não obstante a elevada importância do Poder Judiciário é preciso que a política volte a liderar o desenvolvimento do país. A chave para o progresso da nação está na harmonia e no equilíbrio de forças entre os Poderes” – Ministro Dias Toffoli

1-Daniel na cova dos leões

Daniel Pereira vive ano atípico. Era “dream-vice”, virou governador, patinou na gosma deixada ali no palácio, candidato ao governo, desarmador de bombas, caixeiro viajante de Rondônia bombeiro, coveiro, observador eleitoral, catador de moedas, e agora será Conselheiro do TCE, presidente do Sebrae e secretário em Brasília. Conta a Bíblia que Daniel mesmo amigo do rei Dario, foi jogado aos leões e escapou por milagre. O Daniel daqui vai escapando, mas o que tem de leão a fim do seu couro não tá no gibi…

2-Espaço desmazelado

Era para ser como na foto à esquerda. Custou caro, demorou a sair e quando saiu foi motivo de alegria para todos. A obra é bonita, e tem tudo para ser o point da Capital, mas em Porto Velho, desculpem-me, ocorrem dessas coisas. O que seria lindo virou o “baguião” desmazelado, escuro, entupido de ambulantes apinhados de qualquer jeito e em pouco tempo vai ter o igual destino de todas as praças da nossa cidade. E não se a quem é o responsável pelo espaço que tende a ser cada vez mais alternativo.     

3-Raspando o taxo

Estamos falidos, sem perspectiva imediata de solução salvo com confluência de idéias pouco ortodoxas que podem “salvar a lavoura”. No primeiro caso a União pega carona no PLP 459/17 que autoriza todos os entes federativos a cessão com ônus, de direitos dos créditos tributários ou não, inclusive se inscritos em dívida ativa. No segundo caso a União entra como Pilatos no Credo para divisão com estados e municípios de parte da arrecadação com o petróleo. O PL foi aprovado na Câmara já está no Senado e permite que a Petrobras venda até 70% do direito de exploração de petróleo do pré-sal na área cedida com ônus pela União. Enfim, se não tem tu vai tu mesmo…

4-Um liberal na Petrobras

Após a greve dos caminhoneiros e a lambança do governo, Roberto Castello Branco, anunciado hoje por Bolsonaro como Presidente da Petrobras, escreveu: “é inaceitável manter centenas de bilhões de dólares alocados a empresas estatais em atividades que podem ser desempenhadas pela iniciativa privada.” Liberal da escola de Chicago, Castello Branco aponta com Paulo Guedes e Ernesto Araújo os novos rumos do país. De Churchill: “A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas e a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias”. É ver no que isso vai dar.

5-Apertando o cerco

Moro entrou hoje na equipe de transição e como esperado, os ninjas da PF chegaram junto. Delegados da PF que trabalharam na Força Tarefa da Lava jato estão picotando cartão e preparando a base para operar no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sérgio Moro, PF, Receita e demais órgãos de controle prometem guerra à corrupção. Desta vez ou vai ou vai mesmo. E tanto faz se vai ser com ou sem ternura. Vixi…

 

[email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.