Porto Velho/RO, 19 Março 2024 23:31:56
SAÚDE

Este é o motivo por que pesa menos de manhã

Já se perguntou por que estava mais 'leve' de manhã do que no final do dia

A- A+

Publicado: 06/12/2019 às 17h14min

Já subiu para cima da balança assim que se levanta e sentiu-se ótimo, mas depois percebeu que ganhou quase 2 kg até à hora de dormir? Sabemos como se sente! E não, não é justo…Por mais que o número na balança possa ser altamente frustrante, de certeza que já se perguntou por que estava mais ‘leve’ de manhã do que no final do dia – e qual número é a medida mais precisa para dizer se está ou não a perder peso.

“As pessoas pesam menos quando acordam porque o corpo está ligeiramente desidratado”, diz Julie Upton, co-fundadora do site de nutrição Appetite for Health.

Essa leve desidratação pode resultar numa queda notável no peso, diz Sonya Angelone, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. “Uma vez que duas chávenas de água pesam cerca de 450g, mesmo a mais modesta desidratação ou retenção de água pode afetar o peso durante o dia”, explica.

Pelo contrário, beber água antes de dormir evita que fique desidratada de manhã e resulta num número maior na balança, diz Angelone. Embora aponte que se acordar durante a noite para fazer xixi, não reterá tanta água.

Também é possível que pese menos porque queimou as calorias que consumiu na noite anterior para abastecer funções básicas do organismo, como respirar e gerar calor corporal, segundo Angelone.

Finalmente, subir na balança após a prática de exercício logo de manhã também pode resultar num peso menor, graças ao suor, diz Angelone. “Mas não é um reflexo verdadeiro de qualquer mudança na gordura corporal”, diz ela.

Angelone desencoraja pesar-se após o almoço, uma vez que usualmente é a maior refeição do dia. “Esse peso incluirá o peso da comida e da bebida que acabou de consumir”, pontua.

Dito isso, não há uma hora perfeita do dia para se pesar, segundo Upton. Uma vez que se pesa geralmente na mesma hora do dia, terá uma comparação precisa.

Também não é uma má ideia subir à balança completamente nu. Assim, poderá ter uma ideia ainda mais precisa do seu peso real.

Independentemente da hora que o fizer, não se assuste se notar que o seu peso aumentou 1 ou 2 kg em apenas um dia e diminuiu noutro. O peso é bastante variável, diz Upton. Mas se subir e permanecer alto, ou descer e permanecer baixo, é porque algo está a mudar no seu corpo. “O número na balança deveria ser encarado como relativo, não absoluto”, salienta Upton.

 

Fonte: Noticia ao Minuto



Deixe o seu comentário