Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:09:35
RONDÔNIA

Estrada de Ferro Madeira Mamoré terá investimentos de R$ 30 mi

Nas comemorações dos 104 anos de criação do Município de Porto Velho, na manhã de ontem, no Complexo da Estrada de Ferro..

A- A+

Publicado: 04/10/2018 às 10h12min | Atualizado 04/10/2018 às 10h14min

Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia

Nas comemorações dos 104 anos de criação do Município de Porto Velho, na manhã de ontem, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), o prefeito da capital, Hildon Chaves, anunciou a ordem de serviço e fez o lançamento da revitalização de todo o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Mais de R$ 30 milhões serão investidos na reforma do Patrimônio Histórico.

O governador Daniel Pereira, além de representantes da Santo Antônio Energia, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MP-RO), Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Justiça Federal, entre outros, participaram da cerimônia de aniversário.
Para o prefeito do Município, Hildon Chaves, a ordem de serviço da revitalização completa do complexo é o maior presente que Porto Velho poderia receber em seu aniversário. “Porto Velho completa 104 anos de história e marcar esse aniversário com o projeto de revitalização completo, um investimento de mais de 30 milhões de reais é sem sombra de dúvidas, um grande marco e um grande presente para toda a cidade de Porto Velho”, disse.

Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia

O projeto foi construído por vários órgãos, que fiscalizarão cada passo da obra. A ordem de serviço é para iniciar os trabalhos das obras. No total, segundo o prefeito, toda a obra deverá acontecer no prazo de 18 meses. Os trabalhos vão ter início com o enrocamento da frente do complexo para o rio Madeira. “Serão transportados milhares de toneladas de rochas na margem esquerda, através de balsas, para a margem direita. É um trabalho pesado e complexo, mas que possibilitará que se construa efetivamente um calçadão, um mirante para o rio Madeira em todo esse perímetro”, informou.

No lugar também será montado espaços para bares, restaurantes, choperia, lanchonetes, estacionamentos, museus, mercados, e todo um conjunto de equipamentos que vai dar funcionalidade efetiva para o espaço. De acordo com o historiador Anísio Gorayeb, a cidade precisa dessa revitalização e é o patrimônio mais importante da cidade de Porto Velho.

Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia

“A Madeira-Mamoré como eu sempre digo, é a mãe do estado de Rondônia, nós estamos aqui no início de tudo. Aqui começou uma ferrovia no início do século passado, e essa ferrovia fez uma pequena cidade, que se tornou uma vila, depois município do Estado do Amazonas e posteriormente Capital Federal do Guaporé, capital território federal de Rondônia e hoje Estado de Rondônia. Então aqui é o começo de tudo”, explicou. O historiador ainda afirmou que será uma obra que dará orgulho à população de Porto Velho, além de valorizar o complexo turístico.

O estudante Fábio Botelho, que mora em Porto Velho há 16 anos, contou que a cidade representa tudo que ele é hoje, pois foi o lugar onde ele estabeleceu suas bases. “Vai ser muito bom essa revitalização porque aqui é um dos lugares mais bonitos da cidade. Aqui vai ficar um ambiente mais agradável e mais bonito, e talvez faça com que as pessoas voltem os olhos para o nosso rio Madeira ,que é lindo, e para a EFMM, que conta a história onde é baseada toda a nossa história. Essa cidade representa tudo o que eu sou. Tudo que eu me transformei e hoje eu zelo muito por ela”, disse Fábio. O Município de Porto Velho foi criada em 2 de outubro de 1914.



Deixe o seu comentário