BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Estrada do Belmonte começa a desmoronar e já preocupa motoristas

De extrema importância comercial e tributária para Rondônia e sua capital, a Estrada do Belmont vem assustando quem passa pelo local em..

Publicado: 17/10/2019 às 11h47
Atualizado: 17/10/2019 às 12h04

Desbarrancamento já compromete parte da pista – Fotos e vídeos Roni Carvalho

De extrema importância comercial e tributária para Rondônia e sua capital, a Estrada do Belmont vem assustando quem passa pelo local em decorrência do avanço do desbarrancamento de sua margem, que a cada dia vem ficando mais próxima da faixa da pista. Com a chegada do período chuvoso, a preocupação é de que a pista seja totalmente comprometida. Sem uma rota alternativa, a interrupção do tráfego compromete a economia de Rondônia, pois mais de 30% da arrecadação do estado passa pela Estrada do Belmonte.

O local é bastante utilizado para o tráfego de caminhões que buscam o acesso à hidrovia do Madeira, porém, por sua precariedade vem sendo trocado por acessos mais distantes como a região portuária da cidade de Humaitá, no Amazonas, localizada a 200 quilômetros de Porto Velho ligada pela BR-319.

Motoristas que trafegam pela estrada se mostram apreensivos ao passarem por determinador trechos, pois já sentem a vibração. Em determinado ponto, quando duas carretas se encontram, a parte em que o desmoronamento está mais avançado já fica a menos de um metro dos pneus.

A partir do mês de novembro a expectativa é de que o Rio Madeira comece a encher mais rapidamente e isso fará com que a força da água lave a base da estrada. Já comprometida, o risco de desabamento é iminente.

Os moradores do bairro Nacional estão há décadas buscando a devida pavimentação e realização dos serviços de infraestrutura na área, porém sem sucesso. Hoje, a realidade é que se nenhuma ação foi feita, parte da estrada poderá ser engolida pelo desbarrancamento. Até hoje ninguém entende porque a prefeitura e o governo do estado não investem na pavimentação da Estrada do Belmonte, uma vez que o volume de recursos gerados pelas empresas instaladas no local é infinitamente maior do que qualquer outra via pública em todo o estado de Rondônia.

Veja os vídeos

Por Jocenir Santanna

Deixe o seu comentário