Porto Velho/RO, 21 Março 2024 10:15:00
RONDÔNIA

Estradas do Belmont e da Penal com obras inacabadas

Duas obras importantes para Porto Velho permanecem paradas. A reestruturação da estrada do Belmont, que teve início no ano passado, e o..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/05/2020 às 07h53min

(Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia)

Duas obras importantes para Porto Velho permanecem paradas. A reestruturação da estrada do Belmont, que teve início no ano passado, e o asfaltamento de 30 quilômetros da RO-005 (Estrada da Penal), obra iniciada ainda em 2018.

As duas vias são portuárias e diariamente recebem alto fluxo de cargas pesadas, de produtos para exportação, principalmente a soja. Os projetos são do governo estadual através do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Semana passada o DER chegou a noticiar que as obras estavam em andamento. Nesta semana, a reportagem do Diário da Amazônia voltou nos pontos que deveriam estar em obras, mas nenhum equipamento ou serviço foi encontrado nos trechos. Os moradores informaram que as obras estão paradas. Adailton Nestor de Freitas semanalmente precisa transitar pela estrada da Penal. Disse que a muito tempo não vê nenhum no trecho ainda sem asfalto.

Hélio Hindalgo de Oliveira é caminhoneiro e sempre tem acesso aos portos do Belmont. Disse que conduzir veículo pesado às marges do rio Madeira com a estrada ruim é um risco enorme que deixa os profissionais temerosos.

A RO-005 é de acesso de cargas para os portos instalados no Baixo Madeira nas regiões das comunidades de Porto Chuelo e Aliança. Também dá acesso ao distrito de São Carlos e a diversas outras comunidades ribeirinhas.

Já a estrada do Belmont está localizada no bairro Nacional sendo único acesso para dezenas de portos, inclusive de combustíveis.

A região portuária do Belmont é a principal fonte de arrecadação de impostos do estado.



Deixe o seu comentário