Porto Velho/RO, 27 Março 2024 20:19:34

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 05/02/2019 às 07h00min

A- A+

Estudar o passado fornece pistas importantes

Terra de gigantes Estudar o passado, além dos conteúdos de cultura, e história, fornece pistas importantes sobre as causas dos erros..

Terra de gigantes

Estudar o passado, além dos conteúdos de cultura, e história, fornece pistas importantes sobre as causas dos erros cometidos. Diversas linhas de pesquisa seguem em pleno curso, desvendando segredos, levantando novas questões, propondo soluções e corrigindo falhas de metodologia e análise. Contam agora com um aliado a mais além do tradicional guia indígena que conhece palmo a palmo a região: a tecnologia.

O “bolivarianismo” está politicamente em baixa na política, dada à crise na Venezuela, mas na ciência o destino comum que o famoso general via para a América do Sul é sustentado pelas recentes descobertas referentes à “mãe” da Amazônia atual e o mais importante fenômeno continental já verificado: o megaprocesso de elevação dos Andes.  

Ao estudá-lo, os cientistas descobriram a existência de um megapantanal no oeste da Amazônia durante o Mioceno, período entre 23 milhões e 5,3 milhões de anos atrás. Era o lago Pebas, onde havia animais gigantes como roedores do tamanho de búfalos. Acima das polarizações as descobertas nos ligam à essência do que a América do Sul já foi e o que poderá ser.

Que a antiga terra dos grandes animais pré-históricos venha a se tornar o lar de gigantes humanos, cuja estatura seja medida pela capacidade de assegurar o melhor para seus descendentes.

……………………………..

Lei Anticrime

Vem aí o primeiro plano nacional anticrime da gestão Bolsonaro que será remetido ao Congresso Nacional pelo ministro da justiça, Sérgio Moro. Que seja rigoroso, o crime organizado vem ganhando corpo, ganhando espaço, seja nos meios políticos com o toma lá, dá cá junto aos governantes, seja na própria justiça com julgamentos cada vez mais escandalosos.

O fortalecimento

O DEM saiu fortalecido no Congresso com as eleições de Rodrigo Maia (RJ) a presidência da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre no comando do Senado. Com três ministros, o partido também tem  Onix Lorenzoni (RS) na Casa Civil e vai exercer junto ao PSL, o partido do presidente Bolsonaro, grande influência a partir de agora no Palácio do Planalto.

Mais invasões

Das 18 reservas indígenas em Rondônia, seis já estão invadidas e outras a caminho. Também os parques nacionais tem sido algo de forasteiros, desde garimpeiros, políticos a grileiros de terras como é o caso da região de União Bandeirantes importante distrito de Porto Velho, distante 150 quilômetros da capital a valorização das áreas desperta grande cobiça.

Clima hostil

O governador Marcos Rocha enfrentou clima hostil durante a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa na última sexta-feira e isto tem explicação. Primeiro, porque que ele tinha vetado o abono natalino dos servidores da Casa de Leis – parecer que depois foi derrubado pela gestão Maurão de  Carvalho – em segundo lugar com a beligerância ainda não resolvida com os penitenciários.

Extraordinárias

Com nova legislatura já andando, a Assembleia Legislativa de Rondônia se prepara para sessões extraordinárias a serem convocadas pelo governador Marcos Rocha. O que não vê é que o Centro Político e Administrativo não terá dificuldade inicialmente em aprovar seus projetos, já que o discurso dos deputados é de conciliação. Mas como antivírus ao comportamento dos parlamentares, já tem nomeações dos deputados andando…

Via Direta

*** O que se constata é que vai longe à solução dos problemas relacionados aos transportes coletivos com a licitação de uma nova empresa*** Sequer existem interessados em pegar esta bomba na capital rondoniense, enquanto isto segue os serviços aos usuários meia boca *** Desmentindo previsões a cada semana, o Rio Madeira vai subindo e causando problemas para as comunidades ribeirinhas de Porto Velho ***Dos ex-presidentes da ALE presos, depois de Natanael Silva e Valter Araujo em liberdade fala ainda Marcos Donadon.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas