porto velho - ro, 19 Março 2019 14:20:09

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 05/02/2019 às 07h00min

A- A+

Estudar o passado fornece pistas importantes

Terra de gigantes Estudar o passado, além dos conteúdos de cultura, e história, fornece pistas importantes sobre as causas dos erros..

Terra de gigantes

Estudar o passado, além dos conteúdos de cultura, e história, fornece pistas importantes sobre as causas dos erros cometidos. Diversas linhas de pesquisa seguem em pleno curso, desvendando segredos, levantando novas questões, propondo soluções e corrigindo falhas de metodologia e análise. Contam agora com um aliado a mais além do tradicional guia indígena que conhece palmo a palmo a região: a tecnologia.

O “bolivarianismo” está politicamente em baixa na política, dada à crise na Venezuela, mas na ciência o destino comum que o famoso general via para a América do Sul é sustentado pelas recentes descobertas referentes à “mãe” da Amazônia atual e o mais importante fenômeno continental já verificado: o megaprocesso de elevação dos Andes.  

Ao estudá-lo, os cientistas descobriram a existência de um megapantanal no oeste da Amazônia durante o Mioceno, período entre 23 milhões e 5,3 milhões de anos atrás. Era o lago Pebas, onde havia animais gigantes como roedores do tamanho de búfalos. Acima das polarizações as descobertas nos ligam à essência do que a América do Sul já foi e o que poderá ser.

Que a antiga terra dos grandes animais pré-históricos venha a se tornar o lar de gigantes humanos, cuja estatura seja medida pela capacidade de assegurar o melhor para seus descendentes.

……………………………..

Lei Anticrime

Vem aí o primeiro plano nacional anticrime da gestão Bolsonaro que será remetido ao Congresso Nacional pelo ministro da justiça, Sérgio Moro. Que seja rigoroso, o crime organizado vem ganhando corpo, ganhando espaço, seja nos meios políticos com o toma lá, dá cá junto aos governantes, seja na própria justiça com julgamentos cada vez mais escandalosos.

O fortalecimento

O DEM saiu fortalecido no Congresso com as eleições de Rodrigo Maia (RJ) a presidência da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre no comando do Senado. Com três ministros, o partido também tem  Onix Lorenzoni (RS) na Casa Civil e vai exercer junto ao PSL, o partido do presidente Bolsonaro, grande influência a partir de agora no Palácio do Planalto.

Mais invasões

Das 18 reservas indígenas em Rondônia, seis já estão invadidas e outras a caminho. Também os parques nacionais tem sido algo de forasteiros, desde garimpeiros, políticos a grileiros de terras como é o caso da região de União Bandeirantes importante distrito de Porto Velho, distante 150 quilômetros da capital a valorização das áreas desperta grande cobiça.

Clima hostil

O governador Marcos Rocha enfrentou clima hostil durante a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa na última sexta-feira e isto tem explicação. Primeiro, porque que ele tinha vetado o abono natalino dos servidores da Casa de Leis – parecer que depois foi derrubado pela gestão Maurão de  Carvalho – em segundo lugar com a beligerância ainda não resolvida com os penitenciários.

Extraordinárias

Com nova legislatura já andando, a Assembleia Legislativa de Rondônia se prepara para sessões extraordinárias a serem convocadas pelo governador Marcos Rocha. O que não vê é que o Centro Político e Administrativo não terá dificuldade inicialmente em aprovar seus projetos, já que o discurso dos deputados é de conciliação. Mas como antivírus ao comportamento dos parlamentares, já tem nomeações dos deputados andando…

Via Direta

*** O que se constata é que vai longe à solução dos problemas relacionados aos transportes coletivos com a licitação de uma nova empresa*** Sequer existem interessados em pegar esta bomba na capital rondoniense, enquanto isto segue os serviços aos usuários meia boca *** Desmentindo previsões a cada semana, o Rio Madeira vai subindo e causando problemas para as comunidades ribeirinhas de Porto Velho ***Dos ex-presidentes da ALE presos, depois de Natanael Silva e Valter Araujo em liberdade fala ainda Marcos Donadon.


Escreva um comentário

Arquivos de colunas