Porto Velho/RO, 22 Março 2024 15:41:01
Diário da Amazônia

Ex-beronianos aguardam por Transposição ao quadro da União

Servidores do extinto Beron (Banco do estado de Rondônia) aguardam definição administrativa para que possam ser transpostos para o..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/01/2020 às 10h26min

Advogada Tania Maria Soster Santos – Foto: divulgação

Servidores do extinto Beron (Banco do estado de Rondônia) aguardam definição administrativa para que possam ser transpostos para o quadro de servidores da União, tendo como base, a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) 98, a MP (Medida Provisória) 817 que contemplou os ex-servidores de Roraima e Amapá, além da Lei 13.681/2018. Ainda em prazo, os ex-beronianos foram inseridos na proposta e aprovada pela Comissão Mista do Congresso Nacional que avalia a matéria.

De acordo com a advogada Tania Maria Soster Santos, que também é ex-servidora do Beron, a bancada federal de Rondônia tem dado apoio à causa, mas precisa ser mais aguerrida no sentido de defender essa garantia de transposição. “A Lei contempla de forma geral todas as economias mistas, inclusive as já extintas”, afirmou a advogada.

Recentemente uma carta foi encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, esclarecendo a situação atual dos tramites, bem como as garantias legais a esses ex-servidores. Segundo a advogada Tania Maria, a carta foi entregue em mãos ao vice-presidente Hamilton Mourão. Outra carta com os devidos esclarecimentos foi entregue ao senador Flávio Bolsonaro.
A advogada acredita que por meios administrativos será possível resolver e dar esse direito aos servidores do extinto banco. “O Beron foi criado em julho de 1982 numa época em que Rondônia era regida pela União, inserindo o direito de transposição aos ex-servidores”, esclareceu.



Deixe o seu comentário