Porto Velho/RO, 19 Março 2024 11:29:54
RONDÔNIA

Ex-diretor do Detran esclarece investimentos feitos em diárias

Acássio diz que os investimentos foram feitos para reduzir o índice de acidentes no estado.

Por Sara Cicera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/12/2018 às 15h04min | Atualizado 12/12/2018 às 15h08min

Foto: Sara cicera – Diário da Amazônia

As ações realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em todo o Estado fazem parte das metas que estão no Plano Plurianual (PPA) e que devem ser cumpridas pela direção. De acordo com o ex-diretor do Detran, Acássio Figueira, os R$ 4 milhões gastos em diárias entre os meses de janeiro e outubro deste ano, foram investidos em ação conjunta de fiscalização com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Agentes do Detran em todo o Estado, além de ações educativas.

Segundo Acássio, todas as ações efetuadas constam no PPA e os gastos estão no Portal da Transparência. “Essa questão das diárias, o valor inicialmente parece assustador. Os R$ 4 milhões, isso durante o ano, divididos por mês, resulta em cerca de 300 mil. Porém, são ações obrigatórias que o Detran tem de fazer e que está relacionado no PPA, e são metas que nós temos que cumprir, metas de ações de educação, de fiscalização, de atendimento ao usuário, leilão entre outras que nós temos a obrigação de cumprir”, explicou Acássio.

Atualmente o Detran possui 76 pontos de atuação e oito polos que atendem as ações de fiscalização no Estado, em conjunto com a PM e PC. Durante o fim de semana, de cada polo, uma equipe viaja para os municípios e distritos vizinhos para realizar ações relacionadas à Lei Seca, com blitz geralmente no período da noite; viagens até os municípios distantes para efetuação das provas teóricas e práticas; ações educativas; fiscalização nas autoescolas, empresas de placas, concessionárias, clínicas médicas e psicológicas que prestam serviço à população além da fiscalização em empresas que não estão credenciadas no Detran.

“Então sempre tem uma equipe percorrendo os municípios e distritos, e para essas equipes se deslocarem e percorrerem esses lugares, é necessário receber as diárias. Nós realmente temos que pagar esses policiais militares e civis e os agentes do Detran, que trabalham até de madrugada. São os anjos do trânsito porque eles salvam vidas. E isso não é um gasto, é um investimento”, informou o diretor.

Acássio ainda afirmou que as ações ajudam a diminuir os acidentes de trânsito e a entrada de acidentados nos hospitais. As diárias são asseguradas em lei, é um direito legal. “Se não existisse esse recurso para diárias, teríamos que diminuir as atividades da Lei Seca e mudar o nome do nosso PPA. E se retirar esse investimento, com certeza teremos uma carnificina nos hospitais”, disse.

Com as ações, o Detran tem tirado muitos bêbados do volante em todo o Estado. Sem a Lei Seca, Acássio frisou que aumenta cerca de 30% a 40% a quantidade de pacientes nos hospitais. Entre as ações nos finais de semana, o Detran já chegou a colocar nas atividades de fiscalização cerca de 400 a 500 pessoas, para trabalharem de madrugada. “Essas pessoas que eu digo que são anjos do trânsito estão ali arriscando suas vidas para poder ajudar a fiscalizar para que não ocorra bebidas e direção”, finalizou.



Deixe o seu comentário