Porto Velho/RO, 22 Março 2024 09:55:17
PLANTÃO DE POLÍCIA

Exército apreende 17 carros e madeira ilegal

A operação iniciou na última segunda-feira (19), na fronteira de Rondônia e Acre.

Por Natália Figueiredo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/06/2017 às 05h15min

A Operação foi coroada de sucesso pelas prisões e apreensões de caminhões com madeiras

Após cinco dias de Operação, o Exército representado pelo comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, divulgou resultados parciais da Operação Ágata-Curare IX. A ação teve início no dia 19 deste mês e visa coibir delitos como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, imigração e garimpos ilegais nas fronteiras dos estados de Rondônia e Acre.

Nesse período em que aconteceu a operação a 17ª Brigada de Infantaria de Selva apreendeu diversos materiais por conta do descaminho, que juntos estão avaliados em mais de R$ 80 mil.

Houve ainda apreensão de mais de 5.155,70 metros cúbicos de madeiras extraídas de forma ilegal. Ao todo, 17 veículos foram apreendidos pelos militares que estavam na fiscalização pelas rodovias federais e vicinais do Estado.

Além do patrulhamento das equipes pelas vicinais e rodovias, os militares também patrulharam pelos rios e aeródromos que dão acesso ao país, e com isso foi possível atualizar o cenário de inteligência das equipes que atuam na fronteira e interceptarem 6 aeronaves e inspecionarem 121 embarcações.

Para realização do trabalho mais de 5 mil soldados estão fazendo a segurança da fronteira. Além dos dois Estados, a operação abrange as fronteiras dos estados de Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará. Eles reforçarão uma área de mais de 2,7 mil quilômetros.

De acordo com general Leal, a IX Operação Ágata-Curare faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal, que foi criado como meio de acautelar e impedir ação de criminosos na fronteira do Brasil com outros 10 países sul-americanos. A operação é feita uma vez ao ano.

A ação é desenvolvida em conjunto com os orgãos de segurança pública federal e estadual.

Por fim, o Exército durante a realização da operação Ágata-Curare IX promoveu um total de 2,7 mil atendimentos médicos, odontológicos e recreação para as crianças. Essa ação é o braço social da operação, que leva atendimento às comunidades mais distantes e que estão localizadas ao longo da faixa de fronteira.



Deixe o seu comentário