Porto Velho/RO, 26 Março 2024 21:07:19
PLANTÃO DE POLÍCIA

Exército faz varredura em presídios de Rondônia

Grande quantidade de materiais ilícitos apreendidos chamam a atenção das autoridades.

Por Natália Figueiredo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/10/2017 às 05h15min

Porções de maconha, cocaína e celulares foram apreendidos na operação

Na última semana varreduras foram realizadas pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva no presídios de Ji-Paraná, Cacoal e Jaru. Grande quantidade de materiais ilícitos foi encontrada nas celas das unidades prisionais. Entre os produtos apreendidos estão diversos objetos cortantes, como facas artesanais, aparelhos celulares e drogas.

De acordo com o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general José Eduardo de Oliveira Leal, o objetivo da operação denominada Príncipe da Beira é garantir a lei e a ordem nas dependências dos estabelecimentos prisionais e detectar materiais ilícitos.

Participaram da ação profissionais do Exército, Marinha do Brasil, Força Aérea, Ministério Público Militar (MPM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Justiça de Rondônia (Sejus).

A ação acontece por intermédio de um decreto presidencial que autorizou o emprego das Forças Armadas nos presídios brasileiros. Em Rondônia, a operação é realizada atendendo uma solicitação do governo do Estado.
O balanço das operações foi divulgado pelo Exército Brasileiro durante coletiva de imprensa.

Ji – Paraná

Mais de 1,2 mil objetos cortantes ou perfurantes foram apreendidos durante a “Operação Príncipe da Beira”, no Presídio Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná (RO).

No total foram apreendidos 468 objetos cortantes, 786 instrumentos perfurantes, 55 porções de maconha e cocaína, 27 cachimbos para consumo de drogas, além de um celular, carregadores e chips. Totalizando mais de 2 mil objetos ilícitos ou proibidos.

Cacoal

No minipresídio de Cacoal (RO), 775 objetos ilícitos foram encontrados nas celas da unidade prisional. Entre os produtos apreendidos estão diversos objetos cortantes, como facas artesanais, aparelhos celulares e drogas. Foram localizados oito aparelhos celulares, seis chips, dois carregadores, 39 isqueiros, 181 objetos cortantes, 193 pacotes de fumo, cinco barras de ferro, cerca de meio quilo de maconha, e uma porção de cocaína.

Jaru

Durante inspeção do Exército na Casa de Detenção de Jaru (RO), mais de 200 objetos cortantes e perfurantes e nove pacotes de substâncias entorpecentes foram apreendidos. Na operação, segundo o Exército, foram apreendidos nove pacotes de substâncias entorpecentes, 111 instrumentos cortantes e 119 instrumentos perfurantes que poderiam ser utilizados como arma, além de barras de ferro e outros objetos proibidos.

Para a inspeção foram utilizados viaturas, detectores de minas, detectores de equipamentos eletrônicos e cães farejadores. A Operação contou ainda com a participação direta de militares das Forças Armadas e integrantes dos Órgãos de Segurança Pública e Agências Estaduais.

Esse mesmo trabalho já foi realizado nos presídios de Vilhena, Ariquemes e Porto Velho.



Deixe o seu comentário