Porto Velho/RO, 22 Março 2024 12:07:17
Diário da Amazônia

Oportunidade: Exército lança desafio a historiadores de Rondônia

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou, nesta semana, a primeira reunião com historiadores de Porto Velho com a finalidade de..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 18/10/2014 às 13h47min | Atualizado 29/04/2015 às 05h57min

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou, nesta semana, a primeira reunião com historiadores de Porto Velho com a finalidade de realizar um levantamento sobre a presença do Exército na região. Estudo é vasto e abrange desde as Bandeiras de Raposo Tavares, até os dias atuais, passando pela construção do Forte Príncipe da Beira e a implantação do Contingente Especial de Fronteira, que foi comandado pelo capitão Aluízio Ferreira.

Participaram do encontro – marco inicial do projeto -, os historiadores e escritores Abnael Machado de Lima, Yêdda Pinheiro Borzacov, Dante Ribeiro da Fonseca, Anísio Gorayeb, Marco Antônio Domingues Teixeira, Aleks Palitot, Viriato Moura, juntamente com o comandante da Brigada, o general André Luis Novaes Miranda.

O fruto do trabalho agora iniciado irá transformar-se em uma publicação que será lançada no próximo aniversário da Brigada, dia 24 de julho de 2015.
Até lá, os historiadores terão a difícil tarefa de pesquisar detalhes históricos que, até então, não são bem contados – ou até mesmo desconhecidos – da presença do Exército nestas paragens, que se mescla, profundamente, com a própria história de Rondônia

Além deste projeto, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a Brigada de Rondônia, planeja, para o ano que vem, outras atividades culturais, tais como o II Concurso de Pintura, concursos literários nas escolas e a criação de Espaços Culturais resgatando a memória de grandes vultos como o Marechal Rondon e o capitão Aluízio Ferreira. (AI)



Deixe o seu comentário