Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:36:28

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/12/2018 às 07h44min

A- A+

Existem tribos que ainda vivem isoladas na Amazônia

A pauta positiva Dois terços dos índios brasileiros vivem na Amazônia e em pleno século XXI, ainda existem tribos isoladas que jamais..

A pauta positiva

Dois terços dos índios brasileiros vivem na Amazônia e em pleno século XXI, ainda existem tribos isoladas que jamais tiveram contato com o homem branco. O sonho de consumo de quem cobiça fazer negócios com eles é que sejam rapidamente “civilizados”, ao arrepio das políticas indigenistas.

Na mesma fresta de tempo em que tais interesses pretendem emancipar os índios, o futuro uberministro Paulo Guedes, que vai tocar o conjunto da economia brasileira, ao sentir resistências a seus projetos entre os líderes do setor de transformação, ensaiou uma tutela sobre a indústria nacional ao dizer que vai salvá-la “apesar dos industriais brasileiros”.

É sinal dos tempos, como costumam dizer os crentes, que por diferentes olhares do governo Bolsonaro, no qual se revelam nichos de entendimentos diversos e até conflitantes, os índios não precisem mais ser tutelados, mas os industriais tenham que se sujeitar à tutela, deixando de ter o peso que sempre tiveram depois de vencer o famoso debate “agrarismo x industrialismo”.

É fato que não se faz omelete sem quebrar os ovos. Tudo parece indicar que muitos ovos que se consideravam intocáveis estão a caminho da frigideira. Se o preço para construir uma nova realidade for demolir estruturas que não funcionam, não será um custo, mas investimento. Desde que haja bom senso e democracia, a nação irá finalmente abraçar uma pauta positiva.

………………………….

A conta gotas

Durante a cerimônia de diplomação dos eleitos na tarde de terça-feira, o governador eleito Marcos Rocha (PSL) explicou que a demora da divulgação do seu secretariado ocorreu em virtude de estudos sobre fusões e incorporações de secretarias. Por isto os nomes serão divulgados aos poucos ou até mesmo todos de uma só vez na cerimônia de posse dia 1º de janeiro. Por isto, que os curiosos aguardem.

Uma tendência

Com a clausula de barreira já em vigor e restringindo o numero de partidos, o Patriotas do Cabo Daciolo esta se fundindo com o PRP do senador eleito Jorge Cajuru, formando uma nova agremiação. Outras legendas estão indo pelo mesmo caminho, caso do PSDC, transformado em DC que já estuda processo de fusão com o PR. As tratativas seguem pelo Brasil afora e com isto pelo menos 16 legendas devem ser extintas.

Pobres municípios

A maioria dos municípios rondonienses entra   o ano de 2019 com as contas apertadas e espremida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo afrouxada pelo Congresso Nacional. Em todo o País centenas de municípios estão com salários atrasados e muitos sequer têm caixa para pagar o décimo-terceiro. Sobras para investimentos em infraestrutura estão cada vez mais escassos.

Não convenceram

As explicações da Aneel e da concessionária para Rondônia sobre o brutal aumento de energia no estado não convenceram os manifestantes espalhados por todo o estado. Inflação de menos de 5 por cento e reajuste de até 27 por cento? E se temos três usinas porque comprar energia de outras paragens? A justiça já entrou nas paradas, o custo Rondônia foi lá para cima. Mais uma vez nosso estado é sacrificado.

A clandestinidade

A Venezuela virou uma grande bagunça. Por lá foram identificados 1.899 garimpos clandestinos, que já devem estar lotados por brasileiros escorraçados pela fiscalização ambiental nos estados da região amazônica.  No Amazonas são apenas 49 garimpos ilegais, para se ter uma ideia do que esta ocorrendo no país vizinho, com tamanha incapacidade de Maduro administrar esta caótica situação ambiental.

Via Direta

*** Aquele ditado popular de que ânus de bêbado não tem dono, também é válido em Porto Velho *** Durante 2018, seis foram estuprados. Um no Areal, dois na Zona Leste, dois na Zona Sul e um sob a  ponte *** A Amazonia perde senadores experientes na captação de recursos na próxima legislatura no Congresso Nacional *** Em Rondônia, Valdir Raupp (MDB) e do Acre, Jorge Viana (PT) chegaram a ser destaques de seus partidos em Brasília *** Segue em ritmo forte a construção do Shopping Irmãos Gonçalves na Zona Leste, em Porto Velho.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas