Porto Velho/RO, 26 Março 2024 18:26:45
Diário da Amazônia

Exportação de milho do Brasil perde ritmo ante setembro

Faltando uma semana e meia para o final do mês, o volume de milho exportado no acumulado de outubro somou 2,27 milhões de toneladas

A- A+

Publicado: 24/10/2018 às 12h29min

Foto: Divulgação

As exportações de milho do Brasil somaram em outubro 162,4 mil toneladas por dia em média, até a terceira semana do mês, ante 180 mil toneladas na média de setembro, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Faltando uma semana e meia para o final do mês, o volume de milho exportado no acumulado de outubro somou 2,27 milhões de toneladas, versus 3,4 milhões no mês passado.

Em outubro do ano passado, o Brasil, um dos maiores exportadores globais de milho, exportou mais de 5 milhões de toneladas.

Com os embarques já realizados, as exportações de milho do Brasil somam no acumulado do ano cerca de 15 milhões de toneladas, segundo dados do governo.

De janeiro a setembro do ano passado, tinham acumulado 16,7 milhões de toneladas.

Os embarques do cereal foram prejudicados este ano pelos custos adicionais decorrentes da tabela de frete rodoviário mínimo, estabelecida após a greve dos caminhoneiros em maio.

Integrantes do mercado falaram anteriormente que o Brasil pode exportar cerca de 20 milhões de toneladas em 2018, ante mais de 30 milhões no ano passado.

SOJA MANTÉM FORÇA

As exportações de soja do Brasil, maior exportador global da oleaginosa, estão fortes, na esteira da demanda da China, registrando uma média diária para outubro superior à fechada de setembro (280,5 mil toneladas, ante 242,7 mil toneladas).

Com isso, os embarques em outubro se aproximaram de 4 milhões de toneladas, versus 4,6 milhões em setembro e 2,5 milhões de toneladas em outubro de 2017.

As exportações no acumulado do ano já somam 73,1 milhões de toneladas, segundo dados do governo.

No ano passado, de janeiro até setembro, tinham somado 61 milhões de toneladas.



Deixe o seu comentário