Porto Velho/RO, 20 Março 2024 06:56:57
Diário da Amazônia

Exposição fotográfica sobre a Festa do Divino Espírito Santo

Vamos começar divulgando a programação deste final de semana, do Arraial Floresta na Roça, que está montado no campo de futebol do..

A- A+

Publicado: 17/08/2019 às 07h01min | Atualizado 17/08/2019 às 10h35min

Vamos começar divulgando a programação deste final de semana, do Arraial Floresta na Roça, que está montado no campo de futebol do bairro Floresta (antigo Areal da Floresta), na rua Três e Meio.

************

Quem inicia as apresentações de grupos folclóricos na noite deste sábado 17, é a Junina A Roça é Nossa Mirim seguida da Junina Rosas de Ouro e Mocidade Junina.

**********

Amanhã domingo 18, último dia do Arraial, quem vai se apresentar, é a Junina Rosas de Ouro Mirim; Matutos do Socialista e Junina A Roça é Nossa. Depois só em 2020.

**********

Outro evento é a Mostra de Cultura Popular que está acontecendo na Associação Santiago Maior ali na rua Mané Garrincha – Vila Nazaré no bairro Socialista. Hoje tem a queima do Alho e amanhã o Boi no Rolete. É o Arraial do Padre Enzo que há 25 anos faz sucesso.

***********

Por falar em Arraial me lembrei de alguns comentários que o pessoal postou nas redes sociais, sobre o resultado do Flor do Maracujá deste ano.

**********

Um dos que mais esta dando o que falar, principalmente nos bastidores dos arraiais que estão acontecendo, pós Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá é o seguinte:

*********

Falam que mesmo sem acontecer o Duelo na Fronteira, os Bois de Guajará Malhadinho X Flor do Campo continuam duelando.

*********

Não satisfeitos com a suspensão da festa da Pérola do Mamoré o famoso FEFOPEM, trouxeram a disputa para Porto Velho.

*********

Mesmo sem a presença física de Flor do Campo e Malhadinho os guajaramirenses continuam torcendo pelos seus grupos,

**********

Aí o desavisado, pergunta torcendo como? É levar a disputa para os ateliês de fantasias e indumentárias que você vai ver que o Duelo na Fronteira continua acontecendo,

*********

De uma maneira inusitada, pois nem sempre as cores representam, ou dizem respeito, aos bois de Guajará Mirim.

*********

A brincadeira entre os “Bois Bumbazeiros”, é que o FLOR DO CAMPO este ano perdeu mais uma vez pro MALHADINHO.

**********

A explicação é a seguinte: O Boi Marronzinho de Porto Velho desde o ano passado vem contando com a participação direta, de artesãos e dirigentes do Boi da Dona Georgina o chamado Boi Vermelho da Pérola do Mamoré.

**********

Enquanto há alguns anos, o Cleiton Lopes que foi presidente do MALHADINHO e até hoje, é considerado como o melhor PAJÉ que já se apresentou no Duelo na Fronteira.

**********

É, junto com dona Branca o estilista (artesão) do bumbá Corre Campeão de Porto Velho que foi campeão do último Flor do Maracujá.

***********

Aliás, o Cleiton também ganhou o troféu de Melhor Pajé do Flor do Maracujá 2019, além de no quesito fantasia, o Corre Campo ter ganho também a nota DEZ.

**********

Daí os “Língua de Maltides”, vivem falando, que mais uma vez o MALHADINHO venceu o FLOR DO CAMPO. Nunca vi tanta maldade com o Boi do Tamandaré! Só sei que foi assim!

**********

Cleiton sozinho, venceu a equipe do Flor do Campo responsável pelas indumentárias e alegorias do Marronzinho. Quem está morrendo de rir, é o Silfarney do Boi Az de Ouro! Vai ser fofoqueiro assim lá no restaurante da Rosário mermão!

**********

Agora vou visitar a exposição fotográfica sobre a Festa do Divino Espirito Santo que está no |Museu da memoria Rondoniense montado no prédio do antigo Palácio Presidente Vargas com entrada pela rua D. Pedro II.

***********

As fotos são dos profissionais da fotografia Luiz Brito que fotografa a procissão fluvial do Vale do Guaporé desde o inicio dos anos de 1980 e da fotografa Marcela Bonfim que na atualidade está fazendo a diferença em se falando de fotografia cultural.

***********

Que saber mais alguma fofoca sobre o mundo cultural de Porto Velho, me procura no Festival Folclórico de Humaitá (AM)v, que começou ontem e termina hoje.



Deixe o seu comentário