Porto Velho/RO, 21 Março 2024 09:15:14
Diário da Amazônia

Exposição reúne fotos da Festa do Divino Espírito Santo

A tradicional Festa do Divino Espirito Santo é o tema da Exposição de fotografias do Museu Palácio da Memória Rondoniense  que..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/08/2019 às 14h12min | Atualizado 14/08/2019 às 14h42min

Foto: Roni Carvalho/ Diário da Amazônia

A tradicional Festa do Divino Espirito Santo é o tema da Exposição de fotografias do Museu Palácio da Memória Rondoniense  que começou ontem (14) em Porto Velho. A exposição Festa do Divino reúne fotos das comunidades ribeirinha, quilombola, indígena, boliviana e demais moradores da região, para uma celebração de fé e devoção ao Espírito Santo, com 40 dias de peregrinação, e cinco de festejo.

Realizada pelos Fotógrafos Luiz Brito e Marcela Bonfim a exposição conta com mais de 100 fotos inéditas e antigas com mais de 50 anos.
Segundo a fotógrafa Marcela Bonfim a formação Divino Espírito Santo é uma sustentação negra da fé cristã, “Existe uma presença negra que precisa ir para o plano da visibilidade e dessa presença negra a gente trouxe um recorte para cá.Isso é a nossa beleza é uma coisa fantástica que não pode ficar no plano da invisibilidade”, disse.
Já o fotógrafo Luiz Brito destaca  que as fotos realizadas que o seu trabalho com a Festa do Divino começou na década de 80, “O festejo divino é uma festa centenária de fé que as pessoas cultuam na região do Vale do Guaporé nos dois países Bolívia e Brasil. São registros de uma festa de fé que perpétua”.

Foto: Roni Carvalho/ Diário da Amazônia

De acordo com o Superintendente de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira dos Santos, a exposição servirá para a população conhecer o que é a Festa do Divino, “A exposição é um jeito de levar a cerimônia para toda a população do Estado”, disse o Superintendente.
A Festa do Divino é uma das únicas festas religiosas do país que acontece em meio às águas. A exposição acontece até o mês de novembro no Museu da Memória Rondoniense que fica localizado na Avenida Don Pedro II, 608, bairro Caiari. O horário de funcionamento é das 9h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.


Deixe o seu comentário